“Em Cabo Verde é tudo realizado com muita calma e sem qualquer sinal de stress”

0
981
DSCF2333Ana Proença
22 anos
Caldas da Rainha
Mindelo – Cabo Verde
Estudante de Enfermagem
Percurso escolar: EBI da Encosta do Sol do 1º ao 4º ano; Escola D. João II do 5º ao 9º ano; Escola Secundária Raul Proença do 10º ao 12º ano. Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Do que mais gosta do país onde vive?

As principais características da cidade Mindelo são a traquilidade e as pessoas. A população que habita nesta cidade é muito receptiva e acolhedora, e tem sempre um sorriso e brincadeiras para nos oferecer. Por ser uma estrangeira neste país, pensava que as pessoas me iriam olhar de maneira diferente e até fazer alguma discriminação, mas enganei-me a esse respeito. Estas qualidades acabam por promover uma grande tranquilidade, sendo tudo realizado com muita calma e sem qualquer sinal de stress.
Posso mesmo realçar que eu estive a estagiar num Centro de Saúde e não senti aquele stress e ansiedade como em Portugal, que são inerentes a uma situação em que estamos diariamente a ser avaliados.
Também acrescento que a gastronomia desta região é bastante apelativa e saborosa, na medida em que o peixe é dos alimentos mais abundantes e mais variado. Existem qualidades de peixe bastante diferentes do que em Portugal e a um preço bastante acessível.

O que menos aprecia?
No Mindelo apesar de estar muito calor, existe bastante vento que, de certa forma, é desagradável porque se torna complicado andar na rua. Também é uma cidade com muito pouca vegetação o que torna a paisagem mais “seca”, não deixando de ser bonita.
A segurança, nomeadamente à noite, constituiu um problema, pois existem alguns assaltos nesta cidade, tanto na rua como em casa.

De que é que tem mais saudades de Portugal?
Confesso que tenho saudades de tudo, até das mais pequenas coisas como conduzir. Mas do que eu sinto mais falta é sem dúvida da minha família, namorado e amigos. É bastante difícil estar tanto tempo longe das pessoas de quem mais gostamos, mesmo conseguindo falar com elas frequentemente e até vê-las pelo skype. Também sinto saudades de alguns pratos tradicionais de Portugal como um simples bacalhau à lagareiro e um cozido à portuguesa.

A sua vida vai continuar por aí ou espera regressar?
Visto que estou a realizar o estágio final da Licenciatura em Enfermagem, irei regressar a Portugal. No futuro nunca se sabe o que este me proporcionará, mas não fecho a hipótese de um dia voltar a este país, seja em férias ou em trabalho.

“No Centro de Saúde de Monte Sossêgo realizo tratamentos de feridas, consultas de saúde infantil, de saúde materna e visitas ao domicílio”

Como eu já referi, o clima do Mindelo é quente e bastante ventoso, sendo que os habitantes verbalizam que em Julho e Agosto é ainda pior. Apesar de ter pouca vegetação, tem paisagens bonitas nomeadamente as praias. As pessoas são muito acolhedoras e simpáticas, tendo sempre um sorriso para nos dar. No entanto, é de salientar que as portuguesas do sexo feminino são alvo de bastantes piropos por parte dos cabo-verdianos.

Devo dizer que, inicialmente, foi complicada a adaptação ao dialecto utilizado pelos habitantes, o crioulo. Porém, com o tempo fui entendendo algumas palavras e expressões mais frequentes, sendo que actualmente consigo compreender quase tudo o que é dito. Este obstáculo da língua também foi facilitado pelas próprias pessoas porque, por vezes, faziam um esforço para falar português comigo.

Outra dificuldade foi a adaptação à moeda utilizada, o escudo cabo-verdiano, pois tinha de fazer sempre a conversão para o euro, de modo a perceber se os produtos eram acessíveis. Os preços da maioria dos produtos eram baratos ou até iguais a Portugal, nomeadamente o peixe. No entanto, os enlatados e a carne eram mais caros. Os preços podem ser negociados, quando nos dirigimos a pessoas que vendem produtos na rua. No Mindelo podemos ver muitas pessoas a venderem os seus mais variados produtos na rua (comida, bijutaria, roupa, sapatos, acessórios, etc.).

Durante esta minha estadia, tenho conseguido adoptar um modo de vida bastante calmo e saudável, pelas características que fui referenciando ao longo deste pequeno texto. Penso que esta cidade e até ilha, é ideal para pessoas que não gostem de uma vida com stress e para quem queira ter um estilo de vida saudável. Isto porque além da alimentação, podemos observar muitas pessoas a praticar exercício físico na rua e nos ginásios, nomeadamente no início da manhã e fim da tarde. A própria cidade dispõe de boas condições para esta prática, tendo um pequeno local com máquinas de musculação e fitness em frente à praia da Laginha.

Como mencionei, eu encontro-me a realizar o estágio final da Licenciatura da Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Neste momento, estou no Centro de Saúde de Monte Sossêgo, uma região do Mindelo onde realizo tratamentos de feridas, consultas de saúde infantil, de saúde materna e visitas ao domicílio. Também me encontro a implementar um projecto conjunto com os meus colegas numa escola primária. Posso salientar que este estágio está a correr bastante bem, sendo que os profissionais de saúde e pessoas que se dirigem ao centro de saúde confiam muito em mim e no meu trabalho. Os enfermeiros do centro de saúde também têm constituído um grande suporte nesta estadia, nomeadamente a enfermeira que me está a orientar.

Para terminar, posso afirmar que esta tem sido uma experiência muito gratificante e positiva porque me tem proporcionado grandes aprendizagens. Sei que quando voltar para a Portugal irei uma pessoa muito mais matura e desenvolvida, na medida em que esta experiência contribuiu para o meu desenvolvimento pessoal, profissional e social.

Ana Carolina Jorge Proença