Joaquim Casimiro, de 65 anos, natural da Serra do Bouro e emigrante em Newark (Estados Unidos), foi homenageado pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas com a medalha de mérito. A cerimónia decorreu no passado dia 17 de Outubro, no salão nobre da Câmara das Caldas, na presença de familiares e amigos dos homenageado.
“Joaquim Casimiro, além de ser um caldense ilustre, é uma personalidade marcante da nossa comunidade em New Jersey”, referiu o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, dando nota da sua disponibilidade para ajudar das instituições de solidariedade tanto em Portugal como nos Estados Unidos.
O facto de o emigrante estar a passar uma temporada em Portugal foi aproveitada pelo governo para lhe prestar homenagem na terra natal. José Cesário já conhecia o trabalho do emigrante caldense há alguns anos pois visita periodicamente a comunidade portuguesa residente na América e durante a vigência dos governos PS foi deputado pelo círculo emigração fora da Europa.
“O secretário de Estado vir às Caldas da Rainha para me homenagear é uma honra muito grande”, disse Joaquim Casimiro à Gazeta das Caldas.
O emigrante deverá regressar aos Estados Unidos dentro de três semanas, a tempo de passar o Natal com a família.
Na cerimónia deixou ainda a garantia que continua disponível para ajudar, sobretudo quando “são actos de caridade”.
Actualmente um empresário de sucesso, Joaquim Casimiro tinha apenas 16 anos quando emigrou para os Estados Unidos, juntamente com os seus pais e irmã. Começou por trabalhar na construção civil e mais tarde fundou a sua empresa “Power Concrete”, que constrói infra-estruturas e obras públicas em diversos estados norte-americanos.
Também conhecido por “Jack” Casimiro, o emigrante luso sempre apoiou as instituições e campanhas de solidariedade, tanto em Portugal como no estrangeiro. Em finais da década de 80 fundou o “Iron Association”, um movimento de sensibilização, com o objectivo de combater o banditismo e a criminalidade em Newark.
Em 2002 foi homenageado pela Câmara das Caldas com a medalha de prata e, em 2005, recebeu em Newark o galardão de Man of the Year (Homem do Ano).
Também presente na cerimónia, o presidente da Câmara das Caldas, Fernando Costa, considera tratar-se de uma justa distinção a “uma pessoa das Caldas e que muito tem feito pelo concelho”, nomeadamente junto dos Bombeiros e das instituições de solidariedade social, como Centro Social da Serra do Bouro, que pretende continuar a ajudar.