Entidades recolhem bens para a Ucrânia

0
229

Autarquias, escolas, bombeiros e associações dinamizam ações

Várias entidades da região estão a recolher bens para serem enviados para a Ucrânia, sucedendo-se, nos últimos dias, as manifestações de apoio ao povo ucraniano na região.
No Bombarral, os Paços do Concelho foram iluminados com as cores azul e branco, que simbolizam a bandeira da Ucrânia, num apelo à Paz, à defesa da democracia e à coragem das famílias que sofrem com o flagelo da guerra.
Na Nazaré o gesto simbólico de apoio passou pela iluminação do Ascensor, uma moção e um voto de solidariedade aprovados na Câmara em apoio às vítimas da invasão russa à Ucrânia. Estão ainda a ser recolhidos donativos neste concelho, que podem ser entregues nos Bombeiros.
Também as Caldas da Rainha se associou à missão solidária, promovida pela organização humanitária ucraniana SOS Exército, que também conta com o apoio dos Bombeiros de Óbidos. A recolha irá decorrer ao longo da semana e a entrega de vestuário e calçado para adultos e crianças, comida com longo prazo de validade (conservas, enlatados, leite em pó, sopas instantâneas), artigos de higiene e cobertores, pode ser feita nas juntas de freguesia e nos Bombeiros das Caldas.
A Câmara de Alcobaça promove até ao dia 8 de março uma campanha solidária de recolha de bens de longa duração para serem enviados para a cidade-gémea polaca de Belchatów e posteriormente distribuídos pela população ucraniana. Os bens podem ser entregues nas Juntas, agrupamentos de escolas, EPADRC, Externato Cooperativo da Benedita e quarteis dos bombeiros (Alcobaça Benedita, Pataias e São Martinho do Porto).
Entretanto, a AIRO está a levar a efeito um questionário, junto dos seus associados e empresários para que sejam identificadas as necessidades e apoiadas as famílias de refugiados, proporcionando condições para que se fixem e possam trabalhar na região. O objetivo é o de criar uma bolsa de oferta de emprego e outras valências, numa organização conjunta com os municípios. A associação quer que sejam identificadas as necessidades e apoiadas as famílias de refugiados, proporcionando condições para que se fixem e possam trabalhar nas empresas da região.
Amanhã, sexta-feira, pelas 21h30, terá início uma vigília de oração pela Paz, no Santuário do Senhor da Pedra. No dia seguinte, o IV Torneio Veteranos do Bairro, em Óbidos, terá uma vertente solidária e humanitária, associando-se à corrente que pede o fim das hostilidades na Ucrânia e também à recolha de bens que os Bombeiros Voluntários de Óbidos estão a realizar.
Foi criada, no facebook, a pagina Movimento Solidário Caldas da Rainha-Ucrânia, que pretende reunir e divulgar todas as ações a decorrer.