Entidades unem-se para ações de desenvolvimento comunitário

0
983
O protocolo foi assinado por José Manuel Paz e Luís Saldanha
- publicidade -

Valorização do mundo rural para a criação de oportunidades e a fixação das populações são objetivos

00A Confederação Nacional dos Jovens Agricultores e do Desenvolvimento Rural e o Centro Comunitário de Desenvolvimento Comunitário do Landal vão desenvolver ações conjuntas. Previstas prioritariamente no Landal, mas também aos níveis regional, nacional ou transnacional, estas visam contribuir para impulsionar práticas de desenvolvimento comunitário inovadoras, assentes no diálogo intergeracional, promoção da interculturalidade, na partilha e valorização de experiências que possam melhorar qualidade de vida das populações, a redução da exclusão social e a promoção de igualdade de oportunidades.
A parceria agora estabelecida irá começar ao nível da formação profissional e na promoção e partilha de conhecimento técnico.
A criação de serviços de apoio aos agricultores no âmbito das medidas de incentivo e financiamento, nomeadamente através da criação de um ponto local de esclarecimento e receção de pedidos das ajudas aos agricultores disponíveis no quadro da legislação nacional e europeia existente, será uma das ações a desenvolver.
De acordo com os parceiros deste projeto, serão ainda desenvolvidas iniciativas intergeracionais, para combater a ausência de contacto e interação entre as camadas mais envelhecidas (maioritárias) e mais jovens das populações locais.
Estas ações serão garantidas pelos animadores e técnicos das duas entidades que, irão ainda procurar reforçar o programa com o recurso ao voluntariado intergeracional. ■

- publicidade -