Dia Mundial da Diabetes assinalado nas Caldas da Rainha

0
1580
Dia mundial da Diabetes
Cerca de 40 profissionais de saúde do CHO celebraram o dia Mundial da Diabetes com várias iniciativas. Uma delas decorreu no centro comercial La Vie. | B.R.
- publicidade -

O relatório publicado este ano pela Organização Mundial de Saúde revela que quase um milhão de portugueses com mais de 30 anos sofre de diabetes e que a doença mata mais de 12 pessoas por dia em Portugal.

Foi precisamente para consciencializar a população para a importância da prevenção da diabetes que a Unidade Integrada de Diabetes do Centro Hospitalar do Oeste (UID) organizou uma série de iniciativas no dia 14 de Novembro, data em que se assinala mundialmente esta doença.
Pela primeira vez em colaboração com a Unidade de Saúde Pública Zé Povinho, a UID preparou um programa com o lema “Toca a Mexer”, que pretendeu chegar a todas as faixas etárias e ao maior número de pessoas possível. Da parte da manhã, alunos do 3º ano do ensino básico deslocaram-se à Expoeste, juntamente com uma turma da Escola Técnica e Empresarial do Oeste, para aprenderem como é que a alimentação pode contribuir para a prevenção e controlo da diabetes.
A seguir ao almoço, decorreram actividades de sensibilização no Centro Escolar de Alvorninha e, na sala de consulta externa do Hospital das Caldas, realizou-se um flash-mob. Flash-mob que se repetiu mais tarde no centro comercial La Vie, onde também houve animação com a fanfarra Falófarra. Os 40 profissionais de saúde que participaram na coreografia (entre médicos, enfermeiros, administrativos, auxiliares e dietistas) tiveram a ajuda de Patrícia Camarinha, aluna da Escola Vocacional de Dança das Caldas, também ela diabética.
Manuela Ricciulli, coordenadora da Unidade Integrada de Diabetes, disse à Gazeta das Caldas que o objectivo desta iniciativa foi alertar “não só os diabéticos como a população em geral para a prática de exercício físico de forma agradável e bem disposta, e para a importância que esta tem quer na prevenção do aparecimento da doença como no controlo das suas complicações”.
A médica realçou que a diabetes é cada vez mais prevalente em Portugal e que, por ser uma doença silenciosa, muitas vezes só consegue ser detectada em rastreios, onde além de se medir a glicemia em jejum, também se realiza a prova de tolerância à glicose.
Manuela Ricciulli frisou que só a diabetes tipo 2 é prevenível, acima de tudo com a adopcção de um estilo de vida saudável que inclua a prática de exercício físico e uma dieta correcta e equilibrada.
Os riscos de contrair a doença aumentam em pessoas com mais de 45 anos, com excesso de peso e obesidade, com o elevado consumo de álcool e tabaco, com níveis altos de colesterol, em sedentários e hipertensos e quando existe um historial familiar.
Embora as celebrações do Dia Mundial da Diabetes só se tenham realizado por um dia, a Unidade do CHO espera que o evento chegue ainda a mais pessoas através da divulgação nas redes sociais. “Isto com o objectivo final de tratarmos mais e melhor os nossos doentes”, acrescentou Joana Louro, outro elemento da organização.
Durantes três dias (de 11 a 14 de Novembro), o Centro Cultural e Congressos também esteve iluminado de azul, a cor oficial da diabetes.

- publicidade -

Laço humano pelo cancro da mama na ETEO

Catarina Paulo, aluna do 3º ano do Curso Técnico Auxiliar de Saúde da ETEO, promoveu, no dia 31 de Outubro, uma actividade de prevenção do cancro da mama. A estudante convidou os seus colegas de curso e outros alunos a formarem, no pátio da escola, um laço humano rosa e branco. A iniciativa integrou as celebrações do “Outubro Rosa”, mês dedicado à prevenção desta doença. Esta actividade será depois integrada na sua Prova de Aptidão Profissional cujo tema é “Cancro da Mama – Prevenir também cura!”

- publicidade -