Ervas comestíveis no Vilar

0
519

O MPI – Movimento Pró-Informação para a Cidadania e Ambiente realiza no dia 13 de Março, a partir das 10h00, na sede da Associação Desportiva, Recreativa e de Melhoramentos do Avenal (Vilar – Cadaval), uma oficina de ervas comestíveis.
Inicialmente será feito um percurso pedestre para identificação das ervas, seguindo-se a preparação de alguns alimentos para o almoço. Esta oficina irá também incluir a degustação de vários pratos confeccionados com ervas.
A organização lembra que antigamente existia uma longa lista de espécies de plantas silvestres cujas folhas, flores, talos ou rebentos eram comestíveis, mas que a sociedade industrial foi afastando esse conhecimento ancestral.
O colheita de ervas comestíveis foi também decrescendo devido à conotação negativa desta prática. De acordo com o MPI, os usos culinários destas plantas não se encontram bem documentados e por isso consideram importante recuperar alguns dos conhecimentos populares e descobrir as vantagens do uso das ervas na alimentação.
Esta oficina irá também incluir a degustação de vários pratos confeccionados com ervas.
O custo é de 20 euros para sócios dos MPI e da associação local e de 25 euros para não sócios. As crianças até aos seis anos não pagam e as que têm entre seis e 12 anos pagam 5 euros.
As inscrições, limitadas a 25 pessoas, podem ser feitas até 9 de Março, através dos contactos  262771060, ou mpicambiente@gmail.com

F.F.