ESAD.CR tem mais sete vagas para 2024

0
406

Na ESTM e na ESDRM o número de lugares para novos alunos mantém-se

A Direção-Geral do Ensino Superior já anunciou as vagas do ensino superior para o próximo ano letivo e a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) foi contemplada com mais sete vagas. O Politécnico de Leiria é das instituições de ensino superior público que mais cresce, vai poder acolher em 2024 um total de 1963 novos estudantes.
A ESAD.CR, que nos últimos anos tem preenchido praticamente a totalidade das vagas na primeira fase de colocações, vai ter disponíveis 352 lugares para novos estudantes, mais sete do que no ano letivo em curso, um incremento de 2%.
A escola caldense é, dentro do Politécnico de Leiria, das escolas que mais cresce, apenas a Escola Superior de Tecnologia e Gestão tem um crescimento mais elevado, 2,8%, correspondente a 28 novas vagas. Mas esta escola tem capacidade para acolher mais do dobro dos estudantes do que a ESAD.CR (761).
A ESAD.CR passa a contar com 110 vagas para o curso de Design Gráfico e Multimédia, contra as 106 disponíveis em 2023. A versão regular do curso passa a ter 80 lugares para preencher, mais cinco do que no ano passado, enquanto a versão pós-laboral perde uma vaga e passa a contar com 30. As restantes vagas extra foram atribuídas ao curso de Som e Imagem, que passa de 62 para 65. Os restantes cursos mantêm-se inalterados (ver quadro).
Na escola de Peniche, a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) as vagas disponíveis mantêm-se em igual número, 296. Mas há alguns ajustes nos cursos. Biologia Marinha viu aumentada a capacidade para 50 novos alunos, Biotecnologia poderá receber um aluno a mais (30), mas Engenharia Alimentar (14), Gestão de Restauração e Catering (18) e Gestão Turística e Hoteleira (48), perderam uma vaga cada.
Ainda no Politécnico de Leiria, a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais tem mais uma vaga, mas a Escola Superior de Saúde tem menos uma. No total, a instituição leiriense terá 1963 lugares para novos estudantes, mais 28 do que no ano letivo em curso. Este é o quinto aumento mais elevado entre as unidades de ensino superior público.
É ainda de assinalar que a Escola Superior de Desporto de Rio Maior mantém o mesmo número de vagas em relação a 2023, quer em termos globais (272), quer ao nível de cada curso. ■