Escola da Ponte vai ser alvo de requalificação em 2024

0
611
- publicidade -

A escola do Bairro da Ponte vai ser remodelada. A intervenção de 1,5 milhões de euros, permitirá “uma escola nova”

A Escola Básica da Ponte, que pertence ao Agrupamento de Escolas Raul Proença, está a precisar de obras. No anterior executivo camarário estavam prometidas obras de intervenção “que nunca aconteceram”, queixou-se a coordenadora da escola Cristina Bernardo, na sessão do final do ano letivo, que decorreu a 30 de junho. A comunidade local foi chamada a conviver e a celebrar os Santos Populares e foi possível constatar a necessidade obras pois há zonas que já acusam a idade e a necessária intervenção em espaços interiores e exteriores dos edifícios da escola.
“Os outros estabelecimentos escolares básicos da cidade estão todos renovados enquanto que o nosso parece do século passado”, disse a responsável que chegou a ver uma planta mas a verdade é que há pelo menos dois anos que não nos dizem nada da renovação!”. Há mais queixas relacionadas não só com a falta de pessoal com o aquecimento ou com a rede da internet.
Nuno Santos, o presidente da União de Freguesias de Sto. Onofre e Serra do Bouro, também presente na festa do ano letivo, informou que a União tem feito intervenções pontuais quando há algo de urgente a resolver nesta escola que tem 150 alunos.
Segundo o vice-presidente da Câmara, Joaquim Beato, a escola terá uma intervenção prevista de 1.5 milhões de euros. A aprovação do lançamento do concurso público aconteceu na reunião de Câmara de segunda-feira, 10 de julho e como se trata de uma intervenção de fundo “vai permitir criar uma nova escola”, acrescentou o autarca. Desta forma, após a aprovação da ata da sessão de Câmara, poderá ser lançado o concurso, na semana seguinte. Segue-se um mês para rececionar propostas e mais outro para analisar as mesmas e depois ainda é necessário a aprovação do Tribunal de Contas. “Com estes trâmites legais julgo que só será possível iniciar a intervenção em início de 2024”, referiu o vice-presidente, acrescentando que “está em estudo a forma de recolocar os alunos, arranjando uma solução como aconteceu anteriormente com a Escola do Avenal”.
A requalificação da Escola da Ponte é um investimento apenas da Câmara Municipal. “Esta será uma requalificação total desta escola”, disse Joaquim Beato. Seguem-se intervenções na Secundária Raul Proença, na D. João II e na Escola de Santa Catarina, que contarão com fundos comunitários. Os projetos das intervenções estão em execução e, por exemplo, o da Raul Proença já está concluído e é superior a nove milhões de euros.■

- publicidade -