Participaram 31 escolas do distrito em mais uma edição do Geração Depositrão
O Centro Escolar de Alcobaça foi o vencedor a nível distrital do concurso Geração Depositrão que apelou junto das escolas para a recolha de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e de baterias (RB), projeto pioneiro da ERP Portugal, que já conta com 16 edições.
A escola alcobacense recolheu mais de 8,6 toneladas de resíduos para reciclagem, com uma média de 28,41 quilos por aluno, tendo ficado em 9º lugar a nível nacional, de um total de 536 escolas.
No top 10 do distrito ficaram mais três escolas da região. A Escola Básica e Secundária Fernão do Pó recolheu 1,2 toneladas, com 760 gramas por aluno. A Escola Básica 2,3 de Pataias recolheu perto de 1,2 toneladas de resíduos, com 4,34 quilos de média por aluno. E a Escola Básica de Atouguia da Baleira totalizou 682 quilos, com uma média de 1,15 quilos por aluno.
No distrito de Leiria aderiram 31 escolas ao concurso, aumentando assim a sensibilização para o desenvolvimento de uma cultura de reciclagem entre os alunos mais novos.
Além de premiar as escolas, a European Recycling Platform Portugal, responsável por este programa, recompensa alunos e professores envolvidos no projeto, e atribui prémios por cada categoria de REEE recolhida, nomeadamente as que são consideradas como resíduos perigosos, nomeadamente televisores, monitores, equipamentos de arrefecimento e pilhas. Realizada em parceria com a ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, na edição deste ano da Geração Depositrão foram recolhidas cerca de 435 toneladas de resíduos.
Rosa Monforte, diretora geral da ERP Portugal, afirma que o sucesso da Geração Depositrão “é reforçado a cada ano” e que, depois do apelo realizado no dia da entrega das bandeiras verdes, a entrega de pilhas e baterias teve um crescimento de 24%. “Temos como objetivo contribuir para a educação ambiental e fomentar a economia circular e, por essa razão, queremos agradecer e dar os parabéns a todos aqueles que se juntaram a nós nesta missão”, concluiu. ■