Escola de Sargentos do Exército assinala 41º aniversário

0
262

Chefe do Estado-Maior do Exército presidiu a cerimónia militar, que teve lugar a 1 de junho

O chefe do Estado-Maior do Exército, general José Nunes da Fonseca, presidiu às celebrações do 41º aniversário da Escola de Sargentos do Exército (ESE), nas Caldas da Rainha, na quarta-feira da semana passada. No discurso, o general prestou homenagem aos militares e civis que servem nesta escola que, “com abnegação e profissionalismo inexcedíveis, têm vindo a contribuir, ano após ano, para enformar um legado de qualidade e de continuidade, basilar para a afirmação da identidade deste importante estabelecimento de ensino”. O responsável assegurou que a ESE tem conseguido adaptar-se aos desafios, às dinâmicas e às novas exigências.
Já o comandante, tenente-coronel Hélder Coelho, considerou que o propósito da escola passa por “melhorar a formação” dos sargentos, conferindo “competências com relevância para os desafios dos modernos campos de batalha, mas alicerçadas em valores ancestrais, que escoram a dimensão humana e constituem fator multiplicador do potencial de combate”.
Do programa destacou-se a Cerimónia de Homenagem aos Mortos, pelo simbolismo que acarreta.Segundo o Exército, este evento foi o “culminar de uma série de atividades”, integradas nas comemorações do aniversário da ESE das quais se destacam o apoio ao evento “Oeste Lusitano”, a distribuição de bens alimentares a instituições de solidariedade e apoio social de Caldas da Rainha, entre os quais a Refood, o Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor e a Conferência São Vicente Paulo. ■