Escola Raul Proença e Colégio Rainha D. Leonor lideram rankings das escolas no distrito de Leiria

1
7060
Gazeta das Caldas

A Escola Raul Proença e o Colégio Rainha D. Leonor estão nos primeiros lugares no distrito de Leiria na lista das médias de exames do secundário no Expresso, que coloca também o concelho das Caldas com as melhores classificações no distrito. De acordo com os critérios do Público é a Raul Proença que está em 1º lugar. Enquanto que o Público utiliza oito disciplinas para obter a nota média dos seus alunos, o semanário Expresso apenas conta com quatro disciplinas.

A Escola Secundária de Raul Proença continua a ser a escola do concelho das Caldas melhor posicionada nos rankings, ocupando o 36º lugar nacional, de acordo com as contas do Público. Embora tenha decaído oito lugares em relação a 2014, continua entre as 40 primeira do país, com uma média de 12,40. De destacar que esta a segunda escola pública do distrito melhor classificada, uma centésima abaixo da Escola da Batalha. Nos 24 primeiros lugares da tabela só se encontram colégios privados.
Em 47º lugar está o Colégio Rainha D. Leonor, com uma média de 12,21. Mais abaixo na tabela, em 341º lugar, encontra-se a Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, que caiu 127 lugares em relação ao ano passado.
Já o semanário Expresso coloca o Colégio Rainha D. Leonor como a melhor escola das Caldas no ranking nacional, ocupando o 46º lugar, três pontos acima da posição do ano passado e com uma média de 12,54.
Dois pontos abaixo na tabela está a Escola Secundária Raul Proença que este ano desceu 14 posições em relação a 2014. Este ano a média dos exames dos alunos às quatro disciplinas é de 12,48.
A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro está em 355º lugar na tabela do Expresso, com uma média de 10,39. O ano passado ocupava o 180º lugar.
A Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos aparece em 435º lugar da tabela, com uma média de 9,74.
Nos rankings dos exames do 9º ano, o Público coloca a Escola Raul Proença em primeiro lugar no concelho e na 100ª posição a nível nacional, subindo 46 lugares em relação ao ano anterior, e com uma média de 3,37.
Os dois lugares seguintes são ocupados por privados: os colégios Frei Cristóvão e Rainha D. Leonor, em 113º e 144º lugares, respectivamente.
A Escola Básica de Santo Onofre ocupa o último lugar da tabela no concelho, situando-se em 977º lugar a nível nacional, com uma média de 2,39. A mesma ordem é seguida no Expresso, embora as posições de cada uma das escolas sejam mais baixas na tabela nacional.
Já a escola EBS Josefa de Óbidos ocupa o 583º lugar na tabela do Público, com 2,8 de média. No Expresso figura em 662º lugar, também com uma média de 2,8.

Colégio Frei Cristóvão em primeiro lugar no 6º ano

O Público coloca o Colégio Frei Cristóvão em 205º lugar no ranking, o que leva a que seja o mais bem classificado do concelho das Caldas ao nível do 6º ano, com uma média de 3,18. A Escola Secundária Raul Proença surge em segundo lugar, ocupando a 249ª posição, e com uma média de 3,12, seguida da Escola Básica D. João II, em 392º lugar e com uma média de 3,01.
Em último lugar aparece a Escola Básica de Santa Catarina, com uma média de 2,76 e ocupando a 705ª posição do ranking.
Também para o Expresso, o Colégio Frei S. Cristóvão é a escola mais bem posicionada do concelho, embora tenha descido 81 lugares em relação ao ano passado. Em segundo lugar, a Escola Secundária Raul Proença mantém exactamente a mesma posição do ano passado, enquanto que a Escola Básica D. João II está em terceiro lugar, no 482º lugar a nível nacional, subindo 69 lugares em relação ao ano passado.
No último lugar aparece a Escola Básica de Santa Catarina, na 849ª posição, 55 lugares acima em relação a 2014.
Ao nível do 6º ano, o Público indica que em Óbidos a escola melhor posicionada é a básica de Óbidos, em 337º lugar. Este estabelecimento de ensino subiu 58 posições e, num total de 66 provas, obteve uma média geral de 3,05. Pelo contrário, a escola básica do Alvito desceu 176 posições, ocupando agora o 673º lugar do ranking deste diário. Foram efectuadas 61 provas, que deram uma média de 2,79.
Em 844º lugar está a escola básica do Furadouro, que desceu 14 lugares em relação ao ano passado. Foram realizadas 74 provas que dão uma média geral de 2,62.
Também no Expresso a ordenação é a mesma.
Colégio Rainha D. Leonor à frente no 4º ano

Ao nível do quarto ano, o jornal Público coloca o Colégio Rainha D. Leonor (privado) em primeiro lugar no concelho caldense, com uma média de 4,09 nas 56 provas realizadas. Trata-se de uma subida substantiva, tendo em conta que o ano passado ocupava a 79ª posição deste ranking. A seguir aparece a Escola Básica de Nossa Senhora do Pópulo, em 278º lugar, com 87 provas realizadas e com uma média de 3,54. Em 2014 este estabelecimento de ensino estava e 599º lugar.
Em terceiro lugar no concelho e 447ª a nível nacional aparece a Escola Básica de Alvorninha, onde foram realizadas 56 provas e obtida uma média de 3,39.
Em último lugar na tabela do concelho e ocupando o 1086º lugar a nível nacional, fica a Escola Básica de Santo Onofre, ainda assim com uma média positiva, de 2,95 num total de 60 provas realizadas.  Esta escola desceu mais de 100 posições em relação ao ano passado.
Sem ordenação no ranking ficou este ano a Infancoop por ali terem sido realizadas menos de 50 provas. Esta cooperativa de pais liderava o ano passado a tabela caldense ao nível do quarto ano e este ano, num total de 31 provas, apresenta uma média de 4,06.
O semanário Expresso apresenta a mesma ordenação apesar de, tal como nos outros níveis de ensino, as escolas do concelho se situarem numa posição mais baixa no todo nacional.
Em Óbidos, de acordo com o jornal Público, a Escola Básica do Alvito lidera, ocupando a 430ª posição a nível nacional e subindo 37 lugares em relação ao ano anterior. Foram feitas 52 provas e a média obtida foi de 3,40. A escola básica do Furadouro figura em 544º lugar, tendo subido 170 lugares em relação a 2014. Foram realizadas 66 provas, que determinaram uma média geral de 3,33.
Já a escola básica de Óbidos desceu de 771º lugar, em 2014, para 989º lugar. O número total de provas feitas neste estabelecimento escolar é superior a todas as outras, com um número total de 80 provas e uma média de 3,04.
De acordo com o Expresso, também o Alvito apresentou a melhor média, embora o situe na 1397º posição. Já a Escola Básica do Furadouro aparece em 1638º lugar e a Escola Básica de Óbidos na 2886ª posição.

1 COMENTÁRIO

  1. Colocar entre parêntesis “privado” cada vez que são referidos os colégios frei Cristóvão e Rainha D. Leonor mostra bem a posição tendenciosa deste artigo é respetivo autor. Tendo em conta que o artigo em questão nada tem a ver com a luta atual entre os dois sistemas, era desnecessário este ataque indireto.