Escolas da região vêem projetos premiados

0
58

Os projetos Escape Room Play & Learn, do Centro Escolar de Alcobaça/Agrupamento de Escolas de Cister (Alcobaça), e My Machine, do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, foram premiados pela Fundação Santander Portugal. Estes dois agrupamentos da região integram um conjunto de 10 escolas públicas distinguidas, entre um total de 425 candidaturas, com o prémio Quem Brinca É Quem É, que distingue projetos focados no método de aprendizagem “Aprender Através do Brincar” destinados a alunos do 1º e 2º ciclo. Este prémio é promovido pela Fundação Santander Portugal em colaboração com a Direção-Geral da Educação e a Rede de Bibliotecas Escolares.
O projeto Escape Room Play & Learn desenvolve uma ferramenta pedagógica em cenário de “Escape Room”, que desafia os alunos a trabalhar em equipa para desvendar enigmas, decifrar códigos e superar obstáculos. Já o My Machine, desenvolvido há vários anos em Óbidos, integra as crianças do pré-escolar e 1º ciclo com os alunos do ensino profissional e universidade, com as crianças a proporem e elegerem uma ideia de uma máquina para resolver um problema, que depois é construída por estudantes universitários.
Os vencedores recebem por igual, um prémio no valor de 5.000 euros, uma viagem à LEGO House na Dinamarca, formação na metodologia promovida pela LEGO Foundation em Portugal e um kit LEGO ou uma mesa de reuniões LEGO. ■