Escolas de oitos países europeus visitaram a Infancoop

0
645
- publicidade -
Estiveram presentes representantes da Bélgica, Eslovénia, Espanha, Holanda, Islândia, Lituânia, Roménia e Turquia

A Infancoop recebeu, entre os dias 23 e 27 de Maio, 36 profissionais de escolas da Bélgica, Eslovénia, Espanha, Holanda, Islândia, Lituânia, Roménia e Turquia, que integram o projecto de educação ambiental “Puppets with a green mission” (Bonecas com uma missão verde).
Este foi o terceiro encontro de avaliação do projecto, que já juntou os participantes em Franeker (Holanda) e Villaviciosa de Odón (Espanha).
Os visitantes foram recebidos pela instituição caldense com visitas às instalações, apresentação do trabalho efectuado no âmbito do tema “a Fauna” e outros desenvolvidos ao longo destes meses e discussão sobre os diversos sistemas educativos de cada um dos países e das escolas envolvidas. Houve ainda tempo para algumas actividades de carácter cultural com visitas a espaços emblemáticos da cidade e da região, com passagem por Alcobaça, Nazaré S. Martinho do Porto e Óbidos.
Para além da partilha de experiências, houve também uma troca de prendas entre os visitantes. A Infancoop recebeu livros dos vários países, peças tradicionais, desenhos das crianças e produtos tradicionais, que se encontram em exposição nas suas instalações. Em troca, a instituição caldense presenteou os visitantes com uma mochila de pano com o desenho de cada uma das 250 crianças, um saco dos tradicionais “beijinhos” e uma peça de cerâmica cedida pela Molde.
A presidente da direcção da Infancoop, Mónica Baptista, faz um balanço muito positivo deste encontro, destacando a diferença que existe ao nível dos métodos de ensino, por parte dos vários parceiros. “Alguns dos profissionais dos países visitantes ficaram surpreendidos com o tempo que as crianças portuguesas passam nas escolas”, referiu.
O projeto “Puppets with a green mission”, direccionado a crianças de Jardim de Infância, está a decorrer desde Setembro do ano passado e foi completamente financiado ao abrigo do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida (PROALV).

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

- publicidade -