Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche e Cadaval são os cinco concelhos do Oeste abrangidos pelo projecto-piloto “Matemática & Khan Academy”, desenvolvido pela Fundação PT, a Direcção Geral da Educação e a EDUCOM. Trata-se de uma plataforma online que propõe aos estudantes aprenderem matemática através de exercícios interactivos que incluem vídeos explicativos. Os Agrupamentos de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, Josefa de Óbidos, Fernão do Pó, Luís Ataíde e Cadaval são pioneiros no país a testarem esta plataforma. Ao todo estão envolvidos 30 professores, 40 turmas e 850 alunos do ensino básico.
O projecto-piloto arrancou apenas no dia 2 de Fevereiro deste ano, mas o feedback dado pelos professores já ultrapassou as expectativas. “Mais de 65% dos alunos do projecto já alcançou os 10.000 pontos de energia [que se conquistam à medida que se resolvem exercícios e se assistem a conteúdos] e, em média, o melhor aluno de cada agrupamento domina 200 das 475 competências possíveis”, referiu Susana Colaço, da Fundação PT.
A plataforma Khan Academy está a ser utilizada por 850 alunos dos cinco agrupamentos (Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche e Cadaval) e encontram-se em formação 30 professores de Matemática dos vários ciclos do ensino básico. Até ao momento cada docente já assistiu a sete sessões de formação, que se prolongarão até ao fim do projecto, que só termina no final do próximo ano lectivo.
“Os professores têm salientado a crescente motivação dos alunos”, realçou Susana Colaço, acrescentando que recentemente receberam o testemunho de uma professora que sublinhou o facto da plataforma permitir aos alunos aprenderem ao seu próprio ritmo: “Os estudantes com mais dificuldades que não conseguem acompanhar as matérias que estou a dar nas aulas vão adquirindo as competências base necessárias para resolver os exercícios mais avançados”, referia a docente.
Clara Aires, professora do 1º ciclo no Agrupamento de Escolas do Cadaval, disse à Gazeta das Caldas que o interesse dos seus alunos pela Khan Academy é notório. “Mesmo aqueles com mais dificuldades sentem-se empenhados porque a plataforma é uma espécie de jogo para eles, uma brincadeira, por isso muitas vezes nem se apercebem que estão a aprender”, explicou, frisando que os mais novos estão cada vez mais cativados pelas novas tecnologias. Clara Aires usa a Khan Academy praticamente em todas aulas e reforça que desde então os resultados da sua turma melhoraram. A principal dificuldade que encontra é mesmo o fraco sinal de internet, que nem sempre facilita a utilização da plataforma, que necessita desta rede para funcionar.
A Khan Academy não se esgota num recurso de apoio aos estudantes. Serve também de ferramenta de trabalho para os docentes, que podem acompanhar ao detalhe o desempenho dos seus alunos, tendo acesso aos exercícios por eles realizados, ao tempo que despenderam na plataforma ou às competências que melhor e pior dominam. “Por isso mesmo podem recomendar exercícios diferentes para cada aluno, consoante as suas necessidades, o que possibilita um acompanhamento mais individualizado”, afirmou Susana Colaço.
No passado dia 22 de Março, os responsáveis deste projecto-piloto dirigiram-se à Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro para entregarem 35 tablets Samsung aos estabelecimentos que aceitaram participar nesta experiência. O Agrupamento de Escolas do Cadaval foi aquele que recebeu mais equipamentos (12), seguindo-se Fernão do Pó (10), D. Luís Ataíde (9) Rafael Bordalo Pinheiro (2) e Josefa de Óbidos (2). Os tablets foram cedidos apenas pelo período em que decorre o projecto.
O QUE É A KHAN ACADEMY?
A Khan Academy é uma plataforma online criada em 2006 pelo americano Salman Khan, que contém conteúdos didáticos de Matemática, Biologia, Física e Química. Conta com mais de 48,5 milhões de utilizadores, 992 milhões de visualizações e 6,5 milhões de exercícios realizados.
Em 2013 a Fundação PT iniciou um processo de tradução desses materiais interactivos para Português Europeu, disponibilizando actualmente cerca de 450 vídeos e 8500 exercícios de Matemática (de momento o projecto-piloto apenas abrange esta disciplina). “Desenvolvemos o projecto para testar a plataforma em contexto de sala de aula, mas qualquer pessoa pode aprender gratuitamente através da Khan Academy”, disse Susana Colaço. O site de acesso é: pt-pt.khanacademy.org/.
Como a plataforma se assemelha a um jogo – em que os exercícios se equiparam a missões e os bons resultados são premiados com medalhas e pontos – a Fundação PT decidiu desafiar os alunos do projecto-piloto com um torneio inter-turmas (TIKA). A cada concelho foi atribuída uma das cores dos anéis olímpicos e após uma primeira fase de qualificação serão apurados 15 finalistas (os melhores alunos de cada ciclo de cada um dos agrupamentos). Serão ainda distinguidos o “Embaixador Khan Academy”, a “Turma Relevação”, os “Agrupamentos de Excelência” e atribuídos prémios “fairplay”.