Um grupo de 22 escuteiros do Bombarral participou, entre os dias 10 e 19 de Agosto, num acampamento internacional em Malta, juntamente com escuteiros daquele país e congéneres alemães oriundos da Baviera. Designado ‘The Island Explorer’, o evento foi organizado pelo Santa Venera Scout Group, sediado na capital Valletta e contou com o cofinanciamento do Programa Erasmus+ da União Europeia.
Segundo nota da imprensa do agrupamento bombarralense, a Presidente da República de Malta, Marie Louise Coleiro Preca – descendente de portugueses -, visitou o acampamento e participou na cerimónia de abertura. Como prenda recebeu uma insígnia de Portugal.
O acampamento foi também visitado por Deo Debattista, secretário parlamentar para a Protecção do Consumidor, que é também antigo escuteiro, e por Joanne Attard Mallia, coordenadora-executiva de Valletta – Capital Europeia da Cultura.
Os participantes do acampamento visitaram a Representação do Parlamento Europeu e o Ministério dos Negócios Estrangeiros e foram recebidos presidente do Parlamento de Malta, Anġlu Farrugia. No seu discurso, o também antigo escuteiro elogiou o impacto positivo do escutismo na sociedade maltesa. Na cerimónia, três jovens escuteiros, representando os três países, foram os porta-vozes da juventude e leram um discurso, preparado colectivamente, que versou os problemas dos jovens, os seus anseios, visão quanto ao futuro e, ainda, o que representa para eles o Escutismo na sociedade europeia.
Em representação do agrupamento bombarralense interveio o pioneiro José Paulo Nunes. Na sessão participaram também o secretário parlamentar para a Juventude, Desporto e Voluntariado, Clifton Grima, e o porta-voz da oposição, Ryan Callus.
O Agrupamento de Escuteiros 516 do Bombarral realiza actividades internacionais há mais de 15 anos e, segundo a mesma nota de imprensa, “esta foi mais uma grande experiência que resultou num enriquecimento cultural e escutista para todos os seus membros e, mais importante, foram as novas amizades com irmãos escutas de Malta e da Alemanha, com a vontade e promessa de voltarmos a estarmos juntos no futuro”.