Especialistas europeus em termas reúnem-se hoje nas Caldas

0
545

Hoje, 11 de Janeiro, encontram-se nas Caldas 30 elementos da European Historic Thermal Towns Association (EHTTA) para uma reunião de trabalho. De acordo com o vereador Hugo Oliveira, que representa a Câmara das Caldas nesta rede europeia, será feita uma visita ao Hospital Termal e aos Pavilhões do Parque e explicado o projecto que existe para instalar neste último um hotel de cinco estrelas.

Os participantes irão reunir numas das salas da ex-Casa da Cultura para começar a trabalhar numa candidatura que querem apresentar à União Europeia sobre o Atlas Termal. Os especialistas irão depois para a rua para falar aleatoriamente com cidadãos sobre o termalismo.
O Atlas pretende ser uma plataforma, que ficará disponível ao público, de todo o património termal da Europa. As cidades das Caldas da Rainha, Mondariz (Espanha), Bath (Reino Unido) e Bursa (Turquia) são as primeiras a fazerem parte do Atlas, que pretende dar a conhecer quais são e onde estão as termas e também os edifícios abandonados a elas ligados. “Há uma quantidade enorme de património termal abandonado que deve ser identificado, referenciado e georeferenciado num Atlas”, salientou Hugo Oliveira, acrescentando que o próximo passo será apresentar a candidatura na União Europeia.