Estórias sensibilizam crianças para questões ambientais

0
417

É através do mundo mágico dos contos infantis que a Câmara de Alcobaça e a empresa de resíduos SUMA estão a sensibilizar os alunos das escolas do 1º ciclo do concelho para a necessidade de alterar hábitos e proteger o ambiente. “Estórias para mudar a História” é o mote da campanha que as entidades parceiras iniciaram a 12 de Abril, exortando ao “exercício  da  Cidadania  Activa  na  construção  da  tão  almejada Sustentabilidade Ambiental”.
Até 7 de Maio, serão realizadas várias sessões com as crianças das escolas alcobacenses, às quais será entregue um livro com várias actividades lúdico-pedagógicas. Neste livro, recorre-se à Banda Desenhada para sensibilizar meninos e meninas sobre o papel que cada um pode ter na gestão de resíduos e a importância dos “5 R’s”: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Respeitar e Responsabilizar.
O enfoque nos alunos do 1º ciclo prende-se com “a enorme mais-valia que constituem em termos de cimentação de práticas de Cidadania Activa no seu núcleo familiar”, salienta a autarquia. Daí que seja sobre esta faixa etária que têm incidido muitas das iniciativas de sensibilização que esta tem levado a cabo em conjunto com a empresa que assegura a recolha de resíduos no concelho.

J.F.