Os estudantes do mestrado de Biotecnologia dos Recursos Marinhos da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, do Politécnico de Leiria, propõem soluções baseadas em recursos marinhos para resolver os desafios agroindustriais da região Oeste.
A iniciativa está integradana segunda edição da Blue & Green Academy do projeto ‘Orchestra – add-value to ORCHards through thE full valoriSaTion of macRoalgAe’ e levou os estudantes, durante dois meses, a “interagiram com membros da indústria e da academia em sessões que lhes permitiram compreender melhor os problemas que diversos tipos de produção agrícola enfrentam”, explicou a organização, acrescentando que “durante este período, desenvolveram também as soluções e testaram-nas à pequena escala”.
O consórcio internacional do projeto Orchestra, liderado pela empresa portuguesa Campotec In, inclui os Politécnicos de Leiria e Cávado e Ave, a Technological University of the Shannon (Irlanda) e a Vorarlberg University (Áustria), e tem explorado algas marinhas da costa portuguesa à procura de compostos para substituir os produtos químicos na produção de pera e maçã. ■