Europe Direct passa a abarcar o território do Oeste e Lezíria do Tejo

0
1026
- publicidade -

O Centro de Informação Europe Direct Oeste, que até agora tinha como abrangência os 12 concelhos do Oeste, alargou o seu âmbito de actuação a mais 11 municípios da Lezíria do Tejo. Esta nova realidade resulta do concurso público da Comissão Europeia que definia as 16 regiões a candidatura, sendo uma delas Oeste e Lezíria do Tejo. A Leader Oeste, estrutura que já acolhia este centro de informação europeia, candidatou-se e, no final do ano passado, viu aprovado o funcionamento do centro para o triénio de 2018-2020.

O Centro de Informação Europe Direct (CIED) é um organismo oficial de informação da União Europeia, sob a tutela da Comissão Europeia, e que colabora também com o Parlamento Europeu. Presta esclarecimentos sobre assuntos relacionados com a União Europeia, organiza sessões de informação, debates e outras actividades sobre as políticas, a história ou a actualidade europeia.
Sandra Geada é a técnica de comunicação desta estrutura, que tem dinamizado sessões de esclarecimento em escolas, divulgado as oportunidades de emprego, estágio e voluntariado para os jovens e também as oportunidades de financiamento para empresas e novos empreendedores.
O centro também esclarece dúvidas, ajuda e encaminha os cidadãos para outros organismos europeus competentes e organiza e participa em eventos de carácter local e regional. No fundo, procura estabelecer um serviço de proximidade com as entidades locais e regionais, que permita ao público estar bem informado sobre as questões europeias.
Desde início do ano, o CIED além dos 12 concelhos do Oeste (Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras), passou a abranger também os municípios de Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.

- publicidade -