Evento Lego já levou mais de 20 mil pessoas à Expoeste

0
629
Gazeta das Caldas

LEGOO primeiro fim-de-semana do Caldas Fan Event for Lego Lovers está a ser um sucesso e até ao dia do fecho da nossa edição já tinham passado cerca de 20 mil pessoas pela Exposte. Esta é uma exposição viva, uma vez que muitas das peças vão sendo construídas ao longo do evento. Até  domingo há ainda muito para ver.

Os sete mil metros quadrados do recinto de exposições da Exposte estão por estes dias lotados com muitas, e algumas delas enormes, construções em Lego. Há um pouco de tudo. Há locais emblemáticos da região, como o edifício da Câmara das Caldas, a Rainha D. Leonor, um enorme set que é uma cidade composta por edifícios de várias cidades portuguesas, ou uma mesa que junta a Torre Eiffel de Paris, a Opera de Sidney, o Taj Mahal e a Tower Bridge de Londres. Há um corredor dedicado à Guerra das Estrelas, castelos de princesas, carros de corrida, cenários de western, uma piscina com barcos… e tudo o mais que possa imaginar e que se possa construir nos pequenos ‘tijolos’.
Para muitos dos construtores, este é o resultado de anos de trabalho e dedicação. Que o diga João Figueiredo, de Lisboa, um dos construtores que trouxe uma parte da colecção às Caldas da Rainha.
Tudo começou com um comboio em lego. Tinha quatro anos, mas lembra-se como se fosse ontem. A partir daí não mais parou e não faz ideia do número de peças que tem. Às Caldas trouxe o tema “O Espaço Clássico” que é baseado em filmes de ficção científica, como O Caminho das Estrelas, Galáctica ou Espaço 1999.
“É talvez dos maiores layouts do mundo neste tema”, diz João Figueiredo. Todas as naves, edifícios e mecanismos são criados pelo construtor pois a Lego não tem estes sets à venda. Só naquele cenário devem estar perto de dois milhões de peças.
Para além dos sets expostos, a playzone dedicada aos miúdos – mas à qual os graúdos também não resistem – é um local muito procurado e algumas das construções que vão resistindo até são merecedoras de serem incluídas na exposição.

Nuno Markl na abertura

O radialista e humorista Nuno Markl esteve na abertura do evento, na tarde de sábado, e terá sido um importante contributo para a grande afluência à exposição.
Nuno Markl, que se fez acompanhar do filho, fez uma apresentação com montagem de um set Lego, que acabou, como o próprio disse, “por haver mais convívio do que construção”, e fez um périplo pelo recinto, durante o qual não se escusou a anuir aos muitos pedidos de fotografias de fãs.
O humorista, que é um aficionado das redes sociais, publicou inclusivamente vários posts sobre a visita, incluindo dois vídeos em directo da montagem dos sets e da visita àquilo que apelidou de “uma Legolândia”.