Faleceu antigo autarca de Santa Catarina

0
505
Gazeta das Caldas

Fd2-CabritaJeronimoAntónio Cabrita Jerónimo, ex-presidente da Junta de Freguesia de Santa Catarina, faleceu no passado dia 4 de Abril, com 75 anos, na sequência de um acidente doméstico.
Algarvio, veio para as Caldas em jovem para junto da irmã. Foi o primeiro presidente de Junta de Freguesia de Santa Catarina eleito após o 25 de Abril e manteve-se até 1982. Viria a regressar ao cargo em 1985, tendo Fernando Costa como presidente e com ele continuou por mais quatro mandatos.
Enquanto autarca foi também membro dos órgãos da ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias e depois de ter deixado a política, em 2006, foi distinguido com a medalha de ouro da cidade.
O presidente da Câmara, Tinta Ferreira, diz que foi um “extraordinário” presidente de Junta e que a sua freguesia desenvolveu-se muito durante os seus mandatos. Foram alguns dos investimentos que conseguiu, como a escola, o Centro Social e Paroquial ou o lar, que permitiram a elevação de Santa Catarina a vila (em 1991).
“A voz dele era ouvida no concelho”, disse, caracterizando-o como um homem “ousado, directo e com opiniões muito assertivas”.
A semana passada faleceu também Mário Pereira, de doença prolongada, que foi presidente da Junta de Freguesia do Nadadouro durante vários mandatos.