Um dos tesouros e enciclopédias da cerâmica caldense, pertencente a uma das famílias mais marcantes desta arte do século passado, o mestre Herculano Elias, faleceu na madrugada de quarta-feira, dia 26.
Nascido em 1932, fez um percurso brilhante no campo da cerâmica caldense, sendo um seguidor da tradição familiar das miniaturas, iniciada por seu tio-avô Francisco Elias.
Tendo trabalhado até quase ao fim da vida, desempenhou inúmeras tarefas também na produção fabril, entre as quais foi um responsável marcante pela produção artística na SECLA. Foi também formador, tanto no CENCAL como na escola hoje secundária Rafael Bordalo Pinheiro, à qual manteve sempre uma forte ligação.
Ainda este ano, em Abril, realizou uma obra para o empreendimento turístico rural Casal da Eira Branca e tinha patente uma exposição sobre “O Mar e as suas tradições” no Museu Joaquim Manso da Nazaré.
Gazeta das Caldas apresenta à família de mestre Herculano Elias, de quem foi um dilecto amigo, as sentidas condolências.