Familiares podem passar Consoada com doentes no Hospital de Leiria

0
544

Nesta época festiva, os utentes internados no Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vão poder jantar com os familiares na noite de Consoada. Vai ser possível aproveitar para passar mais tempo juntos com família e amigos, já que, nalguns dias, o horário será alargado e sem interrupção para possibilitar mais visitas.
Trata-se de uma iniciativa da Comissão de Humanização do CHL, que trabalha para minimizar o impacto da doença na vida de doentes e famílias, com o objetivo de, mesmo para quem não pode estar em casa nestes dias, os afectos e o carinho possam estar sempre presentes.
Estas alterações serão asseguradas de forma a respeitar e manter o bom funcionamento dos serviços de internamento nas três unidades – Hospital de Santo André (Leiria), Hospital Distrital de Pombal e Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira.
Nos dias 23, 24, 25, 31 de Dezembro e 1 de Janeiro de 2018 as visitas decorrerão nos serviços de internamento entre as 15h00 e as 20h30, sem interrupção, nas três unidades: na Unidade de Cuidados intensivos Cardíacos (no Hospital de Santo André – HSA) funcionarão também ininterruptamente entre as 15h00 e as 20h00.
Na Medicina Intensiva do HSA e na Unidade de Internamento de Curta Duração (e Leiria, Alcobaça e Pombal) os horários mantêm-se: 15h00 – 15h30 / 19h00 – 19h30, e 14h30 – 15h30 / 19h00 – 20h00, respetivamente.
O número de dois visitantes por doente, em simultâneo, mantém-se inalterado.

Jantar natalício a cargo dos familiares

Na noite de 24 de Dezembro, véspera de Natal, os familiares poderão jantar com os doentes nos serviços de internamento, ficando a refeição a cargo dos familiares. Para este efeito, as famílias devem questionar a equipa de enfermagem para lhes explicar as condicionantes, caso a caso.
Neste período, que se pretende que seja de harmonia e felicidade, o CHL deseja aos seus utentes e familiares que, respeitando a privacidade, individualidade e repouso de quem com eles partilha as enfermarias, aproveite da melhor forma esta época festiva.
Gazeta das Caldas contactou o Centro Hospitalar do Oeste para saber se havia medidas semelhantes e a resposta foi negativa. Não estão previstas medidas que permitam aos familiares estar mais tempo com os doentes internados ou jantar com eles na noite de Natal.