Farmácias vacinam maiores de 65 de forma gratuita contra a gripe

0
715

A vacinação para a gripe sazonal inicia-se na próxima segunda-feira, dia 19, e, na região, a população com mais de 65 anos dos concelhos de Óbidos e Bombarral vai poder ser vacinada gratuitamente e sem ter de se deslocar às unidades de saúde.
Na sequência de um acordo para a assinatura de um protocolo entre aquelas duas autarquias e a Associação DIGNITUDE, através do programa SNS Local, as farmácias daqueles concelhos estão disponíveis para vacinar com as vacinas do Serviço Nacional de Saúde, sendo a ação gratuita para maiores de 65 anos.
Este programa resulta de uma parceria com a Associação DIGNITUDE e as Câmaras Municipais, que comparticipam a administração: 2,25€ suportados pelas autarquias e 0,25€ suportados pelo fundo ABEM.
Catarina Tacanho, que integra a Estrutura Associativa da Associação Nacional de Farmácias, explicou à Gazeta das Caldas que a medida pode, ainda, chegar a outros concelhos da região.
“Nas Caldas todas as farmácias da cidade e algumas das freguesias estão disponíveis para fazer esta vacinação, caso o município, que já foi contactado pela DIGNITUDE, pretenda aderir a este protocolo”.
Para a proprietária do Grupo de Farmácias Correia Rosa, esta é uma forma de dar aos cidadãos opções para a vacinação, escolhendo entre o centro de saúde ou a farmácia, “aumentando desta forma a cobertura vacinal”.
“Acreditamos no papel das farmácias nesta área, uma vez que dispõem de farmacêuticos certificados a prestar o serviço, e de condições para o fazer. Além disso, e talvez será esta a grande mais valia, dispõe de uma rede em todo o país, chegando a locais onde nenhum outro serviço de saúde chega”, nota Catarina Tacanho.
O tema da vacinação da gripe sempre foi uma questão importante. Durante a pandemia, as farmácias querem “proteger a população mais frágil de ficar doente”. “Aumentando a cobertura de vacinação contra o vírus da gripe espera-se que diminuam as idas às urgências, poupando recursos para doentes covid”, conclui.