Feira semanal mais “ordenada” e com espaço para estacionamento

0
406
A feira de segunda-feira vai passar a estar concentrada na parte norte do recinto
- publicidade -

A feira de segunda-feira, situada na zona do Belver, irá ficar mais concentrada, permitindo espaço para estacionamento no recinto.

O município caldense pretende concentrar os vendedores do mercado semanal na parte norte do recinto, junto à rotunda da circular, tendo em conta que são menos do que no passado e já não há necessidade de ocuparem todo o terrado. “Queremos que a feira esteja mais arrumada e que os feirantes não estejam tão dispersos”, explica o presidente da Câmara, Vítor Marques, acrescentando que esta solução permite-lhes libertar algum espaço para converter em estacionamento e criar menos obstáculos com a paragem dos carros nas imediações daquele mercado.
O autarca reuniu no início da semana passada com alguns comerciantes para os informar das alterações que pretendem levar a cabo naquele espaço e tem, também, previsto ir ao local, durante o período da montagem das tendas, para falar diretamente com quem ali vende. O objetivo passa por irem fazendo a mudança de forma gradual, para estar concluída até à primeira segunda-feira de 2023. “Qualquer mudança gera sempre algum desconforto e queremos fazê-la sempre de forma equilibrada e ajustada e ouvindo todos os feirantes”, assegurou Vítor Marques.
Esta será uma alteração a prazo, tendo em conta que a autarquia mantém o objetivo de mudar de sítio os mercados semanal e abastecedor e a Feira do 15 de Agosto. Estes certames serão deslocalizados para a zona dos Texugos, junto ao Continente, na parte Oeste da cidade, de modo a deixarem aquela zona habitacional. À Gazeta das Caldas Vítor Marques referiu que pretendem falar com as entidades competentes (CCDR e Agência Portuguesa do Ambiente) e preparar o projeto para a instalação dos mercados naquele novo espaço.

Substituição de toldos
O presidente da Câmara reuniu também, na semana passada, com os vendedores da Praça da Fruta para fazer um levantamento dos problemas daquele mercado de ar livre (sobretudo agora que se inicia o Inverno) e avançar com algumas soluções. Os toldos serão substituídos e as estruturas metálicas reabilitadas, assegurou o autarca à Gazeta das Caldas, depois do encontro. “Vamos lançar um novo concurso para as montagens dos toldos e esperamos conseguir, neste aspeto, ter uma melhoria significativa”, disse Vítor Marques, acrescentando que a Câmara continua a ser responsável pela montagem das estruturas e a assumir esse custo.
Haverá também investimento ao nível da comunicação da Praça da Fruta e a autarquia vai avançar com um procedimento para o “desenvolvimento de ideias” com vista a uma nova metodologia que, entre as soluções, possa estudar a possibilidade da praça vir a ter uma cobertura, rematou o edil caldense.

- publicidade -