Desde o início do mês que a Festa da Francofonia está a decorrer em Portugal, num total de 15 cidades. Nas Caldas da Rainha, realiza-se de 19 a 23 de Março e apresenta um dos programas mais diversificados entre os vários participantes. Exposições, espectáculos musicais, ateliers de cerâmica e pastelaria, almoços temáticos, sessões de poesia e de cinema são algumas das iniciativas propostas pela Alliance Française das Caldas, organizadora deste evento em conjunto com a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, a Escola Superior de Artes e Design, a União de Franceses no Estrangeiro (Oeste) e o Conservatório das Caldas da Rainha.
“Há onze anos que organizamos esta festa e é notório que o número de actividades está a crescer de edição para edição, o que reflecte muito a qualidade dos nossos parceiros”, disse Maria do Carmo Brandão, directora da Alliance Française das Caldas, acrescentando que recebeu este ano um e-mail da Embaixada de França que
elogiava a “fidelidade” desses parceiros.
Segundo a responsável, além das parcerias, também o número de participantes na semana da Francofonia tem vindo a crescer de ano para ano. Para o sucesso do evento tem ainda contribuído o aumento de franceses residentes na região Oeste: “só na Alliance Française temos 60 alunos francófonos a aprender português”, adiantou a directora. Outro dado relevante é que o número de sócios da UFE Oeste duplicou no espaço de um ano, sendo actualmente 460.
Além das Caldas da Rainha, aderiram este ano à Festa da Francofonia os Açores e as cidades de Arouca, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Espinho, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal e Tocha. Caldas da Rainha é das mais activas nesta iniciativa, com cerca de 10 actividades propostas.
A Francofonia refere-se ao conjunto de pessoas e instituições que usam o francês como língua de socialização, língua administrativa ou língua de ensino. Não se limita ao idioma em comum, mas também à partilha de aspectos culturais e valores humanistas que foram veiculados pela língua francesa. Há no total 274 milhões de francófonos repartidos pelos cinco continentes.
Programa[/caption]






























