Festa fomenta a cidadania e o envolvimento na comunidade escolar
Os alunos da ETEO subiram ao palco do Pavilhão da Mata Rainha D. Leonor, na noite de 14 de dezembro, para mostrarem como “Fazer da Paz a Luz do Mundo”.
Construtores civis que estiveram a preparar o pavilhão para receber aquele espetáculo onde, ouvia-se a plateia comentar, estava um público maior que nos anos anteriores. Foi o número que abriu a noite, levado a cabo pelas turmas dos 1.º e 2.º anos do curso de Técnico de Design de Comunicação Gráfica, que demonstraram como é necessário trabalhar em grupo e incluir todos, encontrando linguagens comuns e valorizando as diferenças, para que a obra nasça.
De seguida, a “ÉTÓ Print Studio” conseguiu fazer um cartaz para a Festa de Natal, sob pressão, sobre a Paz (e não sobre pás da terra ou pás da areia, como haviam entendido), e no final todos dançaram.
Estas foram algumas das atuações a que se pôde assistir durante as três horas de espetáculo, em que não faltaram o humor, a sátira e a consciencialização para temas como o ambiente, o bullying, a par do que serviu de mote à festa. Houve também muitos vídeos produzidos pelos alunos de Audiovisuais e de Multimédia e que envolveram alunos, professores e funcionários.
Um noticiário da CMTV, uma novela, relatos desportivos, televendas, mas o que despertou mais gargalhadas na audiência foi o anúncio publicitário ao Chá da Tia Amélia (a funcionária do bar da ETEO), que tem cura para todos os males, exceto para os problemas relacionados com a Prova de Aptidão Profissional.
O espetáculo foi apresentado por Inês Fouto, professora da ETEO, que representou a Paz, e pelo ator José Ramalho, que se vestiu de Mundo.
A celebrar 33 anos, desde o início que a ETEO realiza a Festa de Natal.
“Os alunos trabalham objetivos de cidadania enquanto se divertem a construir as apresentações”, explicou a diretora, Filomena Rodrigues. A escola tem 356 alunos (a capacidade máxima), não tendo conseguido dar resposta a toda a procura, e tendo aberto, pela primeira vez, uma turma de Técnico de Audiovisuais. ■