O evento irá realizar-se pela primeira vez, entre 21 de abril a 1 de maio, dando a conhecer os produtos e vivências da Lagoa
O Festival da Lagoa, Foz do Arelho e Nadadouro, irá decorrer de 21 de abril a 1 de maio, e ter por objetivo dar a conhecer estas freguesias e promover a gastronomia local. “Passeie de Stand Up Paddle ou de Catamarã, tenha uma experiência de cerâmica ou de pintura, ou aproveite para conhecer a Lagoa de Óbidos através dos olhos de um mariscador”, são algumas das propostas.
De acordo com o presidente da Câmara, Vítor Marques, este evento pretende promover o que aquele território tem de bom, nomeadamente a pesca e os bivalves e mariscos dali provenientes, numa altura em estes são de grande qualidade. A organização (Câmara e juntas de freguesia) pretendem envolver todos os estabelecimentos comerciais, sejam os bares, cafetarias ou restaurantes, bem como as associações. “Todos aqueles que tiverem vontade de ter um petisco, uma refeição com produtos da Lagoa, podem participar neste festival”, resume o autarca. A par disso há o envolvimento quer do alojamento local quer da hotelaria, na componente turística com os passeios e atividades.
Ainda de acordo com Vítor Marques estão a ser adjudicados um conjunto de percursos em toda a linha de mar e lagoa ao Politécnico de Santarém e Escola Superior de Desporto de Rio maior e o cais palafítico deverá estar concluído até finais de abril, permitindo mais um local de contemplação nas margens da lagoa.
Localizado na zona da Ardonha e Juncal (Nadadouro), o novo cais, em madeira, conta com nove entradas e uma zona de passadiço. Será ainda criado um observatório de aves. ■