Festival do Vinho e Feira da Pêra Rocha continua a crescer

0
395

IMG_3583_2 copyO 32º Festival do Vinho Português e 22ª Feira Nacional da Pêra Rocha continua a crescer. Segundo a organização e a avaliar pelos ingressos vendidos, este ano passaram mais de 30 mil pessoas pelo certame que durou seis dias.
O primeiro-ministro, Passos Coelho, inaugurou o evento, que teve, em termos de animação, os seus pontos altos nos concertos de Luís Represas, acompanhado pela West Europe Orchestra, e de José Cid, que encheram o Anfiteatro Municipal.
Ainda em termos de animação, realizou-se um espectáculo de dança tradicional com os ranchos folclóricos de Gamelas (Bombarral), do Cartaxo e de Ribamar (Lourinhã), o concerto de Tiago Bettencourt na Mata, a actuação do grupo de música popular “7 Saias” e o espectáculo de tributo “Imagine The Beatles”. Isto para além da 80’s Wine & Pear Party, que juntou centenas de pessoas no Palácio Gorjão.
Por outro lado, neste certame foram discutidas as problemáticas que afectam os sectores do vinho e da pêra, nas jornadas técnicas que se realizaram na Mata Municipal.
No jantar da Pêra Rocha e do Vinho (7 de Agosto) nos Claustros do Palácio Gorjão, Nuno Vieira e Brito, o secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agro-alimentar, anunciou a abertura de três mercados sul-americanos para a Pêra Rocha (México, Costa Rica e Colômbia). Durante o almoço foram ainda homenageados os produtores do concelho que participaram no certame e fez-se a entrega dos prémios do concurso de vinhos.
No espaço dedicado à Pêra Rocha, a principal novidade prendeu-se com a colocação de um calibrador, permitindo aos visitantes perceberem como funcionam as centrais fruteiras.
No capítulo gastronómico, o Espaço Gourmet voltou a atrair a curiosidade de muitos visitantes. Tendo a pêra rocha e vinho da região como ingredientes, foram várias as iguarias confeccionadas pelos chefes de cozinha da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste e do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.
Em nota enviada à redacção a organização afirma que “uma vez mais, o certame encerra com um balanço extremamente positivo e já com o pensamento na edição de 2016”.  I.V.