Festival junta cultura e meio ambiente

0
282

A Associação de Municípios de Alenquer e Cadaval (AMAC), em parceria com o grupo Ecomusicologia Ibérica, promove a primeira edição do Ecofestival de Montejunto, a decorrer nos dias 19, 24, 25 e 26 de maio. Trata-se de um evento de ativismo eco artístico que pretende valorizar o património cultural e natural da Serra de Montejunto através de diálogos entre ecologia e cultura, onde as artes têm um lugar de destaque.
O programa do evento dividiu-se em conformidade com os quatro elementos clássicos da natureza: Ar – Moinhos de Vento; Água – Mar de Névoas; Terra – Bosques e Mouras Encantadas; Fogo – Ventre da Terra. O mesmo foi concebido por uma equipa interdisciplinar que elencou um conjunto de atividades abrangendo as áreas das ciências, humanidades e artes. Estão previstos concertos workshops, caminhadas, visitas guiadas e rodas de conversa.
O festival começa com a apresentação do programa e inauguração de uma exposição fotográfica sobre alterações climáticas, seguido de um concerto ecomusical. Ambos os eventos terão lugar no Centro de Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto.
O evento é gratuito e dirige-se a adultos e crianças, procurando suscitar reflexões sobre o valor da relação natureza-cultura, assim como promover o sentido de comunidade e bem-estar ecosocial, na expectativa de que possam alimentar uma resposta social, erudita e politicamente proativa em relação à crise ambiental atual. ■