O IV Festival de Sopas e IV Encontro Nacional de Bandinhas está de volta às Gaeiras no fim-de-semana de 17 a 19 de Fevereiro, prometendo boa gastronomia e muita animação.
Há sopas para todos os gostos, confeccionadas pela Associação Josefa de Óbidos, Sociedade Cultural e Recreativa Gaeirense, Associação Recreativa e Cultural da Usseira, Jovens Voluntários das Gaeiras, Escola Josefa de Óbidos, Grupo Desportivo da Amoreira, Socorro Gaeirense, Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de A-dos-Negros e Espaço Ó.
Logo no primeiro dia, pelas 20h00, actuará o Clube de Dança das Escolas d’Óbidos, seguindo-se, uma hora depois, a actuação do grupo coral Alegria da Nossa Terra (Arelho). Pelas 22h00 actuará a Bagatuna (Tuna Masculina da Escola Superior de Desporto de Rio Maior), seguindo-se a TUIST (Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico de Lisboa). À meia noite Hugo Sousa irá apresentar o seu espectáculo de Stand-Up Comedy. O comediante profissional e autor de textos, ficou conhecido com o programa “Levanta-te e Ri” na Sic e tem participado em diversos projectos televisivos.
No dia 18 de Fevereiro, pelas 21h30, actua a Orquestra Ligeira Monte Olivett, seguindo-se, pelas 23h30, um concerto com Quim Barreiros. A noite termina ao som do pop rock, com a banda Majesstic.
Já no domingo, pelas 10h00, terá início uma aula de zumba com João Santos, seguindo-se, uma hora depois, uma caminhada solidária. À tarde, pelas 14h00 actua a dixie jazz band Melcapone e, pelas 17h00 a Bandinha Amigos da Música.
No Pavilhão da Sociedade Cultural e Recreativa Gaeirense haverá também petiscos e doces feitos por empreendedores locais e tendo por base produtos endógenos.
Este festival, organizado pelos Jovens Voluntários das Gaeiras (JVG) tem por objectivo a angariação de fundos para a aquisição de equipamentos ortopédicos, que posteriormente serão disponibilizados às famílias necessitadas do concelho de Óbidos. Resultado do trabalho das edições anteriores, a associação constituiu um gabinete de apoio e gestão de equipamentos ortopédicos. “Mais de 25 equipamentos e 10 mil euros de investimento permitiram o auxílio gratuito de cerca de 100 famílias”, salienta o presidente do JVG, Ricardo Duque.
Formada em 2012, a associação é constituída por cerca de 80 jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos.































