Filme das Caldas é finalista em Nova Iorque

0
702

“Caldas da Rainha Magnífica” é o nome do filme promocional da Câmara das Caldas, é finalista do New York Festival Tv&Film Awards deste ano na categoria “Corporate Image: Tourism”.
No filme, o ator José Ramalho interpreta o papel de Rafael Bordalo Pinheiro.
Ao longo de mais de três minutos são mostradas imagens de vários espaços e símbolos da cidade, como o Museu José Malhoa, o Parque D. Carlos I e a Fábrica Bordalo Pinheiro, mas também a Praça da Fruta e a costa Atlântica.
Rafael Bordalo Pinheiro conta-nos que queriam fazer um filme sobre a Rota Bordaliana, mas começou a chover muito. “Para nós caldenses, a chuva não é um problema”, refere o ator, salientando a arte, a cultura e a criatividade, destacando a chancela da UNESCO como cidade criativa.
O ator apresenta a Rota Diluviana Criativa, passando por museus, e pela arte contemporânea, bem como pelo Hospital Termal e ainda lembrando a gastronomia e a doçaria local. “Caldas da Rainha, faça sol ou faça chuva, magnífica!”, é como termina o filme.
Realizado por Alysson Bruno, Bruno Calanca Nishino e Marco Calábria, o filme foi produzido no âmbito da Art&Factory, um concurso vivo de cineastas criativos que é organizado pela Art&Tur. Foi produzido na semana anterior ao festival e é uma produção audiovisual de baixo custo, mas que arrecadou o prémio Art&Tur nesta categoria no último ano.
Os filmes “It’s only 3 days”, do Turismo Centro Portugal, e “Nazaré – Bigger than life”, da Oonify, também estão nomeados para a mesma categoria do New York Festival.
O “Nazaré – Bigger than life” foi o vencedor do grande prémio nacional Art&Tur de 2023. Tanto este, como o “It’s only 3 days” foram também premiados no Japan’s World Tourism Film Festival. ■