Flash Mob comemora 30 anos da EB de Santo Onofre

0
502
A turma do 5.ºH e as professoras, que estão a dinamizar a iniciativa

Iniciativa decorre a 20 de abril, às 15h00 e quer contar com a participação também da comunidade

A turma H do 5.º ano vai dinamizar um Flash Mob comemorativo dos 30 anos da Escola Básica (EB) de Santo Onofre e convida todos aqueles que estão ou estiveram ligados a esta escola a participarem nesta iniciativa. Deverão, para isso, aprender a coreografia e aparecer na escola a 20 de abril, às 15h00, para que, todos juntos, possam “celebrar e também agradecer aos que vivem e viveram esta escola tão especial com o seu trabalho e dedicação”.
Este Flash Mob resulta de um projeto interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Inglês, Educação Musical e Educação Física e tem por objetivo “assinalar esta data tão especial – 30 anos de trabalho, conquistas e de muitas recordações”. Pretende também envolver toda a comunidade educativa (alunos, professores, assistentes operacionais, encarregados de educação e outros familiares), incluindo todos aqueles que passaram por esta escola ao longo destes 30 anos.
O projeto já passou por diferentes fases. A primeira fase consistiu no conhecimento por parte dos alunos de um pouco da história da escola através de entrevistas a professores, alunos e funcionários que estiveram na escola desde o seu início. Depois foi selecionada uma música, feita a adaptação da sua letra à comemoração dos 30 anos e, posteriormente, começaram os ensaios e gravação da canção, pelos alunos. Por último, foi uma coreografia e ensaio da mesma.
A gravação final do áudio da canção e da coreografia contou com a colaboração da Biblionofre e dos alunos do Curso de Som e Imagem da ESAD. Atualmente, a coreografia está a ser ensinada pelos alunos da turma a todas as outras turmas da escola e já está disponível na página do agrupamento para todos aqueles que quiserem aprender e juntar-se ao grupo, na tarde de 20 de abril.
A EB de Santo Onofre abriu portas no final de setembro de 1993 e assinalou o seu aniversário a 7 de dezembro do ano passado, com momentos de dança, música e poesia e também uma exposição fotográfica com alguns dos momentos mais marcantes da sua existência. As celebrações decorrem durante o presente ano letivo. ■