A PSP de Alcobaça deteve, a 9 de Janeiro, um jovem de 20 anos que é suspeito de receber artigos em ouro furtados e vendê-los em estabelecimentos de compra e venda da especialidade.
A investigação da polícia foi desencadeada pela informação de um menor que terá sido coagido a roubar ouro aos pais para que o indivíduo em causa o recebesse e vendesse. O detido receberia também artigos em ouro de outros menores.
O jovem foi detido porque tinha na sua posse haxixe suficiente para a confecção de 95 doses individuais. A polícia apreendeu ainda 455 euros em dinheiro e vários artigos em ouro.
O cemitério da Amoreira (Óbidos) foi assaltado a 7 de Janeiro, tendo sido furtados vários artigos de ornamentação. No Bombarral assaltaram um armazém e na Atouguia da Baleia roubaram uma mota. Dois portões de alumínio foram furtados em São Martinho do Porto. Ainda no dia 7 foi assaltado um carro em Santa Catarina e um armazém na Serra do Bouro. No Mercado de Santana furtaram uma carteira e na Foz do Arelho foi roubado um contador eléctrico.
Um homem de 37 anos foi detido na madrugada de 9 de Janeiro quando furtava gasóleo de um veículo estacionado num estaleiro na Serra do Bouro. No mesmo dia foi assaltada uma viatura em Óbidos.
Quatro indivíduos, com idades entre os 19 e os 39 anos, foram detidos, a 10 de Janeiro, quando assaltavam um armazém em Fanhais (Valado dos Frades). O grupo era constituído por dois homens (um luso-argentino de 33 anos e um português de 22) e duas mulheres (uma portuguesa de 19 anos e uma sul-americana de 39 anos). A GNR apreendeu o veículo em que estes se deslocavam para o assalto, assim como pés-de-cabra, luvas e lanternas.
Ainda no dia 10 foi furtado um telemóvel na Atouguia da Baleia. No Olho Marinho roubaram baterias, gasóleo e outros artigos. A GNR de Óbidos recebeu ainda uma queixa pelo furto de cabo de cobre no Vau. A Guarda nas Caldas também recebeu uma queixa pelo furto de 60 metros de cabo de cobre em Tornada.
No dia seguinte voltou a ser apresentada uma queixa pelo furto de cabo de cobre no Nadadouro. Na Atouguia da Baleia desapareceram tampas de ferro fundido e um contador de energia. Na Amoreira (Óbidos) assaltaram uma arrecadação. Um armazém foi assaltado, a 12 de Janeiro, em Alfeizerão.
O sino em bronze da torre da igreja do Casalinho (Bombarral) foi roubado a 13 de Janeiro. Na Benedita furtaram uma viatura.
Um jovem de 18 anos foi identificado pela PSP das Caldas, na manhã de 14 de Janeiro, por ter na sua posse haxixe suficiente para a confecção de quatro doses individuais. Este terá agora que comparecer na Comissão de Dissuasão da Toxicodependência, em Leiria.
A 8 de Janeiro a GNR das Caldas deteve um condutor, de 26 anos, com uma taxa de alcoolémia de 1,47 gr/l. Em Peniche a Guarda deteve outro condutor com 1,31 gr/l.
No dia 9, pelas 17h00, deteve um indivíduo com 27 anos de idade que conduzia um carro sem carta. Na estrada da Navalha (Óbidos) a GNR deteve um condutor com 1,56 gr/l. A GNR de Óbidos também deteve, na estrada nacional 114, outro indivíduo que conduzia com excesso de álcool (3,38 gr/l).
Na Delgada, dia 10, foi detido pela GNR do Bombarral um homem de 31 anos que conduzia sem carta. No Alto do Nobre foi detido um idoso de 69 anos, que foi interveniente num acidente de viação, com 1,51 gr/l.
No dia 11, pelas 22h15, foi detido em Alcobaça um homem de 36 anos que conduzia, sem carta, uma mota. No Bombarral foi detido um condutor com 1,21 gr/l.
.A 12 de Janeiro, à 1h33, a PSP das Caldas deteve um jovem de 23 anos também por conduzir um carro sem carta. No dia seguinte foi detido no Bombarral um condutor com excesso de álcool (1,21 gr/l).
De 7 a 13 de Janeiro a GNR das Caldas da Rainha registou, na área do seu destacamento territorial, um total de 18 acidentes, dos quais resultaram quatro feridos ligeiros.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt