Formandos da ESE receberam curso de desfibrilhação

0
624
Gazeta das Caldas
O curso teve uma formação teórica e prática

Os formandos do 46º Curso de Formação de Sargentos do Quadro Permanente, da ESE, receberam um curso de desfibrilhação automática externa certificado pelo INEM. A formação foi realizada nos dias 11,12, 25 e 26 de Julho.
O suporte básico de vida já integrava o programa lectivo do curso de formação de sargentos, mas esta foi a primeira vez que a formação foi certificada pelo INEM e com a utilização do aparelho desfibrilhador automático externo.
“Consideramos que os nossos sargentos, como futuros líderes de pessoas, devem dispor de todas as ferramentas essenciais para lidar com situações de emergência que poderão salvar as vidas sob o seu comando”, afirmou Emanuel Plácido, director do curso. Este tipo de formação poderá também ser útil para os formandos enquanto cidadãos.
“Existem destes equipamentos em muitos espaços públicos e eles serão mais uns possíveis intervenientes no auxílio em casos de emergência médica”, acrescentou.
Este curso foi ministrado por técnicos de saúde do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), através da Salvar – Associação Cívica do Oeste, e ao abrigo do protocolo firmado entre a ESE e o CHO. Os formadores foram Luís Silvério, Eddy Dias, Francisco Neto, Nuno Franco e Vera Santos.
Todos os 66 formandos do curso receberam esta formação, que teve aulas teóricas e uma componente prática, desenvolvida com seis aparelhos de treino que foram adquiridos para a Salvar pela Liga dos Amigos do Hospital e pela Câmara das Caldas.
Luís Silvério explicou que este dispositivo formativo pretende capacitar profissionais, que podem não ser da área da saúde, para a utilização dos aparelhos de desfibrilhação. A intervenção mais precoce possível destes aparelhos em vítimas de paragem cardiorrespiratória “melhora substancialmente a probabilidade de sobrevivência de quem esteja nestas condições”, pelo que a sua massificação é muito importante, sublinhou.