A Associação de Solidariedade Social da Foz do Arelho está em festa, não só devido ao 19º aniversário, mas principalmente porque vão arrancar até ao final do ano as obras de ampliação do seu lar de idosos.
No almoço de aniversário, que teve lugar a 10 de Outubro no salão do Centro Recreativo local com a presença de 180 pessoas, foi salientada a importância desta obra para a freguesia.
A ampliação contempla a construção de mais cinco quartos duplos e cinco quartos individuais, aumentado a capacidade actual de 19 idosos para 34 utentes.
Com uma lista de espera de quase 80 pessoas para o lar, a associação está necessitada de mais espaço.
António Félix, presidente da associação, comentou que esta é a terceira fase do projecto inicial desta instituição, criada para a construção de um lar e centro de dia.
A obra de ampliação estava estimada em 320 mil euros, com uma comparticipão de 60% pelo Programa Operacional Potencial Humano. Dos restantes 40% do valor das obras, metade seria pago pela Câmara das Caldas.
No entanto, já depois do projecto apresentado aos fundos comunitários, apurou-se a necessidade de instalar um sistema de AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) que irá custar mais 90 mil euros.
“Essa parte não será subsiada porque já tinhamos apresentado o projecto. O AVAC é obrigatório e na altura não contemplámos isso”, explicou o dirigente.
António Félix está agora a terminar o seu primeiro mandato, de três anos, e ainda não sabe se irá recandidatar-se, mas diz que se se não aparecer mais ninguém, avançará com uma lista.
A associação dá apoio a idosos das freguesias do Nadadouro, Serra do Bouro e Foz do Arelho. No Centro de Dia estão 20 utentes e é prestado apoio domiciliário a 28 idosos. Servem ainda refeições às crianças integradas no programa de enriquecimento curricular da autarquia.