São 26 as praias do Oeste que mereceram a Bandeira Azul 2017, mais uma do que as 25 do ano passado. Nas Caldas da Rainha, as praias de mar e da lagoa da Foz do Arelho mantêm-se entre as galardoadas.
A Associação Bandeira Azul da Europa divulgou no passado dia 28 de Abril as praias que no próximo verão vão ostentar a bandeira azul, símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias, portos de recreio e marinas. As duas praias da Foz do Arelho mantêm-se assim entre as eleitas, o que acontece desde 1999 para a Praia do Mar e desde 2012 para a da lagoa.
Nos concelhos vizinhos com costa, apenas Óbidos, que não tem tido nos últimos anos praia concessionadas, não possui praia com bandeira azul. Alcobaça mantém as suas duas praias nesta lista: São Martinho do Porto e Paredes de Vitória. A praia da Nazaré também mantém a bandeira azul.
É a sul das Caldas da Rainha que o número de praias galardoadas aumenta. Torres Vedras tem este ano 11 praias com o símbolo de qualidade ambiental. É neste concelho que se situa a única nova entrada neste programa no Oeste: a praia de Porto Novo.
Peniche, com sete praias, é o segundo concelho da região com mais praias com o símbolo de qualidade ambiental. E Lourinhã mantém as suas três praias.
Curiosamente, apesar de se incluírem na região do Turismo do Centro, as praias do Oeste surgem neste programa europeu ligadas à região do Tejo.
Em 2017, quando este programa assinala 30 anos, Portugal vai ter 314 praias e 17 marinas com a bandeira azul. A localização destes sítios está disponível numa aplicação móvel para as plataformas Apple e Android. Além desta informação, a aplicação dá acesso a todas as actividades de educação ambiental promovidas pelos responsáveis pelas praias, assim como aos eventos, às ocorrências durante a época balnear e aos códigos de conduta.
Os critérios do programa Bandeira Azul estão enquadrados em quatro grupos, nomeadamente a existência de informação e de acções de educação ambiental, o cumprimento da legislação quanto à qualidade da água, o enquadramento da gestão ambiental e a existência de equipamentos de limpeza e sanitários, e ainda a garantia da segurança e de serviços de socorro.