Francofonia esteve em destaque nas Caldas

0
356

1Almoço da francofonia com a atuação da cantora CathyFilmes, canções e sabores francófonos marcaram presença nos eventos da Semana da Francofonia que decorreu nas Caldas entre os dias 14 e 17 de Março. A Alliance Française local uniu-se à Escola de Hotelaria e à ESE para dar a conhecer um pouco mais sobre a cultura francesa. A comunidade de estrangeiros que vive nesta região é também parceira desta iniciativa e participa em todos os eventos, sejam eles de carácter cultural ou gastronómico. A iniciativa decorreu em simultâneo em 12 cidades portuguesas e em vários países francófonos.

Natacha Narciso
[email protected]

A Festa da Francofonia decorreu na semana passada, tendo a sessão de abertura decorrido a 14 de Março, na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), com um espectáculo de jazz de alunos e professores do Conservatório de Música das Caldas da Rainha. Ouviram-se também canções dos anos 70, 80 e 90, pela voz da cantora Cathy, que “encantou os francófonos e francófilos presentes no auditório”, disse Maria do Carmo Brandão, directora da Alliance Française
Na terça-feira, 15 de Março, foi a vez do café Belgituda, em Óbidos, acolher uma tarde de poesia que foi acompanhada por música ao vivo e por uma degustação de cervejas belgas. No dia seguinte, o auditório da Escola de Sargentos do Exército transformou-se em sala de cinema pois foi ali apresentado o filme “Bouboule”, de Bruno Deville, numa parceria da iniciativa com a Embaixada da Suíça.
Este foi o segundo ano consecutivo em que a ESE participou na Semana da Francofonia tendo a comitiva sido recebida pelo comandante Pedro Sardinha, “que recebeu os presentes com um francês excelente, fruto da sua passagem pela Alliance Française, como fez questão de referir”, contou a directora.
Segundo Maria do Carmo Brandão, a adesão das escolas ficou este ano “um pouco aquém das expectativas”. Foi sobretudo a comunidade francófona do Oeste que marcou presença, num filme que, embora fosse em francês, foi legendado em português. Depois do filme, a Festa da Francofonia prosseguiu com um almoço gastronómico na EHTO. “Os chefs e alunos desta escola, brindaram os convivas com um almoço gourmet, bem francês”, disse a responsável, que fez questão de salientar o profissionalismo e dedicação de todos os que participam e trabalham para esta iniciativa.
A conferência “O francês no mundo do trabalho”, que estava prevista no programa, ficou agendada para o mês de Abril.
Na quinta-feira, 17 de Março, a iniciativa terminou no Restaurante A Lareira, com um almoço gastronómico francês, que se estendeu pela tarde ao som de música francesa pela voz de Cathy.
Em Portugal a festa da francófonia teve eventos também em Beja, Braga, Coimbra, Espinho, Faro, Guarda, Guimarães, Lisboa, Porto, Setúbal, Sintra, Tocha, Vila Nova de Famalicão e Vila Nova de Gaia.