Fugas de água no Rio da Areia motivam pedido de intervenção

0
501

motas_do_rio_da_areia_creditos_CMNazare_VEstrelinhaVárias fugas de água do Rio da Areia, em Valado dos Frades, estão a inundar os terrenos agrícolas e a provocar “avultados prejuízos aos agricultores”. O alerta é dado pela Câmara da Nazaré, que no final de Agosto efectuou uma vistoria às obras nas motas de defesa do rio, juntamente com representantes da Junta de Freguesia local, agricultores e Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
As motas de defesa do Rio da Areia foram alteradas com a construção da ponte da A8 sobre o rio. De acordo com a autarquia, esta estrutura em muro de gabião “não garante o efeito de defesa do rio, uma vez que se verificam diversas fugas de água, inundando os terrenos agrícolas confinantes a nascente”. Uma situação agravada no último Inverno, com agricultores e autarquia local a reclamarem avultados prejuízos.
Citada em nota da autarquia, a vereadora do Ambiente e Agricultura, Rita Varela, diz que “é urgente uma intervenção de fundo nesta estrutura, antes do início da época das chuvas, que evite a continuidade dos sucessivos alagamentos dos terrenos, assim como a prevenção do risco de rotura eminente da estrutura existente”. A autarquia mostra-se ainda preocupada com o tabuleiro da ponte da A8, implantado no leito do rio, que por ser um obstáculo ao escoamento das águas, origina o aumento da velocidade de vazão nesta zona e provoca o “agravamento do risco de colapso da estrutura construída”.
Agricultores e autoridades locais temem que o próximo Inverno venha piorar ainda mais a situação e alertaram a APA para “a falta de segurança de pessoas e bens no local”, bem como “prejuízos não quantificáveis nas culturas”. Solicitam, por isso, uma intervenção daquele organismo antes que os meses mais quentes e secos terminem.

J.F.