Futuros chefes confeccionam sabores da Alemanha

0
1028
Gazeta das Caldas
A equipa que preparou a ementa alemã

Os alemães consomem essencialmente peixes de rio, pelo que não é de estranhar que a entrada do menu pedagógico dedicado à Alemanha seja “salmão curado”, gravad lax, como é conhecido.

Como prato principal, os alunos finalistas, acompanhados pelo chefe Luís Tarenta, confeccionaram o “pernil de porco com chucrute e puré de maçã”. Trata-se de outro prato típico da cozinha alemã elaborado a partir da conserva de repolho fermentado. Luís Tarenta explicou que este é um prato muito apreciado e compara-o ao cozido à portuguesa. “Embora seja uma receita fácil é trabalhosa”, explica o chefe, dando nota que esta era uma comida dos pobres (que aproveitavam as couves fermentando-as em barricas de sal para conservar), e que depois se foi enriquecendo ao longo dos tempos.
A rica e variada doçaria germânica e a dificuldade na escolha por parte dos cozinheiros, permitiu aos comensais deliciarem-se com duas sobremesas. A primeira foi um “strudel de maçã e frutos vermelhos”, seguindo-se a conhecida “Floresta Negra”, onde não faltaram os frutos secos e os frutos vermelhos.
Na mesa não faltaram os famosos pães alemães “pretzel” e “vollkornbrot” e o repasto foi acompanhado por uma selecção de cervejas. Ainda antes do almoço, no bar da escola, os participantes tiveram oportunidade de provar um mojito feito com cerveja.
A criação da ementa alemã obrigou a alguma pesquisa e à colaboração dos professores que leccionam aquela língua na escola. “Foi trabalhoso porque são técnicas diferentes das nossas, nós utilizamos os produtos de maneira mais natural”, explicou Luís Tarenta.

F.F.