A logomarca surge da fusão entre a história e o futuro, tendo como símbolo um G em movimento, “tal como a freguesia”
Os símbolos icónicos das Gaeiras, como é o caso do gaio, do moinho, do vinho e da cal ou da arte de caiar, foram reinterpretados e são o mote para a criação da nova identidade gráfica. A tradição perdura nas cores, formato, tipografia da nova assinatura Gaeiras e o brasão continuará a ser uma representação oficial da freguesia.
A palavra Gaeiras surge em tons de ouro, cor herdada do brasão, e no topo do G existe um movimento arrastado que simula um rasto de cal pintada a escova na parede e que continua num movimento geométrico circular a lembrar as velas do moinho. É também possível vislumbrar o gaio, outro elemento da terra e que procura simbolizar a história, vida, ambiente e inovação.
“Pretendemos fazer uma fusão entre a história e uma projeção mais contemporânea da identidade da freguesia”, explicou o presidente da Junta, Ricardo Duque, sobre a nova identidade gráfica que estava prevista ser apresentada na passada terça-feira, no âmbito das comemorações do 21º aniversário da elevação das Gaeiras a vila. No entanto, tendo em conta que foi decretado dia de luto nacional pelo falecimento da atriz Eunice Muñoz, as cerimónias previstas para este dia foram canceladas e serão oportunamente reagendadas.
O objetivo passava por obter um “logo” que fosse “inconfundível, fácil de memorizar e, ao mesmo tempo, que seja dinâmico numa perspetiva de poder convergir com outras áreas que depois, em termos de freguesia, serão trabalhados, como o empreendedorismo, cultura, arte”, que esteja depois “também associado a vários elementos gráficos identificativos das Gaeiras”.
O projeto foi criado, a pedido da Junta, pela empreendedora Ana Rita Vieira, sediada no Espaço O das Gaeiras. No futuro, associada à nova identidade gráfica irão surgir outdoors, material de suporte, folhas timbradas, envelopes, sinalética direcional, placas toponímicas e identificações dos diferentes espaços da localidade. Por exemplo, O moinho, a Casa das Gaeiras ou a Quinta das Janelas, entre outros, terão uma iconografia própria.
No âmbito das comemorações do aniversário da elevação a vila está ainda previsto, para hoje, 21 de abril, um passeio sénior a Coimbra. Na sexta-feira à noite, pelas 22h00, terá lugar o concerto de Ana Laíns, na Casa das Gaeiras, enquanto que no sábado haverá uma caminhada pela vila, a inaguração do Arnóia-Parque de Lazer e Pesca e um almoço convívio. Os festejos terminam no domingo à tarde, na zona da Califórnia, com uma homenagem ao filho da terra, Edgar Libório.A festa, denominada LBR Sunset, contará com a participação do street artist João Olivença e do DJ Tomás Emídio aka Fat. ■































