Gaeiras vai repetir Festival de Sopas e Bandinhas

0
602

A associação de Jovens Voluntários de Gaeiras realiza, nos dias 7 e 8 de Fevereiro, o II Festival de Sopas e o II Encontro Nacional de Bandinhas, na vila de Gaeiras.
O evento irá realizar-se no pavilhão da Sociedade e Cultural Recreativa Gaeirense (SCRG) e pretende angariar fundos para a aquisição de material ortopédico, que será depois entregue a famílias necessitadas do concelho.
Na sua primeira edição, realizada no ano passado, o evento reuniu cerca de 3000 visitantes e, com os donativos obtidos foi possível auxiliar mais de 20 famílias de forma gratuita. Este ano, a organização procura superar os números atingidos em 2014 e, para além do concurso de sopas, que será disputado por vários jovens chefs da região, conta com a colaboração de várias associações do concelho e com a actuação de bandinhas vindas de vários pontos do país.
Durante os dois dias haverá espectáculos com a presença de orquestras, ranchos folclóricos e outros grupos musicais. No recinto haverá também uma mostra de artesanato, produtos regionais e doçaria.

Sopas também em Peniche
Durante o fim-de-semana de 7 e 8 de Fevereiro decorre também, no Pavilhão Polivalente de Peniche, o terceiro Festival de Sopas… e não só!
Os visitantes terão à sua disposição no jantar de sábado e no almoço de domingo, cerca de 800 litros de sopa, desde as típicas sopas de Peniche, peixe e marisco, passando pela sopa de pedra e bacalhau, até às tradicionais sopas de caldo verde e canja. Poderão ainda saborear vários acepipes como mexilhão, salada de polvo, mão de vaca com grão, chouriço assado ou moelas.  O festival conta ainda com animação ao longo dos dois dias.
A entrada do jantar de dia 7 (19h00) e do almoço de dia 8 (12h00), dá direito a uma tigela alusiva ao evento e a uma sopa e pão.
O evento, organizado pela Paróquia de Peniche, com o apoio da autarquia, tem por objectivo a angariação de fundos para a obra da igreja de S. Pedro em Peniche.