
Em 2011 o surfista Garrett McNamara pôs a Nazaré nas bocas do mundo ao surfar na praia do Norte uma onda de 30 metros, considerada a maior do mundo alguma vez surfada. O feito teve de tal forma impacto que a autarquia nazarena decidiu manter a ligação ao destemido surfista, mesmo após a conclusão do projecto North Canyon Show 2010-2012, que nos últimos anos tem trazido McNamara à praia do Norte e cujo objectivo era “colocar a Nazaré como destino de excelência para a prática destes desportos”.
À Gazeta das Caldas o administrador da empresa municipal Nazaré Qualifica, Pedro Pisco, explica (após várias semanas de insistência) que no fim desta primeira fase se segue uma outra, na qual Garrett McNamara será ‘Embaixador’ e que vai muito além do desafio às ondas nazarenas.
“Nesta segunda fase iremos desenvolver um centro de certificação de resgate e salvamento no mar com entidades internacionais, um centro de treinos Town-in e um Museu de Ondas Grandes”, diz o responsável. Outro objectivo passa por criar na Nazaré um centro de interpretação do Canhão da Nazaré, que possibilita a formação das famosas ondas. Um projecto que deverá contemplar tanto a vertente científica, como a de educação ambiental.
“Garrett McNamara terá um papel muito importante em toda implementação deste projeto, dando à Nazaré toda a sua experiências na relação com o mar, enquanto “Extreme Waterman’”, refere Pedro Pisco.Já quanto à colaboração entre a autarquia e o surfista norteamericano, o administrador não hesita em fazer um balanço “bastante positivo”, garantindo que “os objectivos traçados para o projecto 2010-2012 estão a ser totalmente cumpridos, com o empenho do Garrett e de toda a equipa”. Um documentário já exibido nalgumas das maiores salas de cinema do país e as imagens vertiginosas da onda de 30 metros que correram o mundo são alguns exemplos resultantes dessa parceria. “Neste momento, a Nazaré é verdadeiramente reconhecida mundialmente como destino de surf”, assegura o responsável.
Além do documentário que aborda o trabalho levado a cabo pelo surfista na Praia do Norte em 2010, que vai ter distribuição mundial, está já assegurado um outro filme para este ano. Garrett McNamara deu ainda conferências e participou em acções de limpeza da praia, sensibilizando miúdos e graúdos para a necessidade de preservar e salvaguardar o ecossistema marinho.