Um site mais moderno, dinâmico e interactivo. Foi esta a proposta apresentada no dia 22 de Maio pela Gazeta das Caldas na Casa dos Barcos, numa iniciativa integrada no programa do V Oeste Lusitano.
“O processo de modernização deste jornal começou há dois anos, com a criação de uma loja que promovesse o trabalho dos artistas da região”, disse Sara Lopes, responsável pelo Departamento Comercial. Seguiu-se a modernização da edição impressa, não só com a alteração do grafismo do semanário, como com a aposta em suplementos temáticos.
“Temos 90 anos, mas não estamos velhos. Pelo contrário, queremos continuar a evoluir para conquistar novas leituras”, afirmou esta responsável, salientando que a aposta tecnológica era o pulo que faltava dar.
Sem esquecer o papel, a página de internet também faz a ligação à edição impressa: por exemplo, as cores que identificam as secções noticiosas são as mesmas nos dois formatos.
Mais do que isso, agora é possível renovar e submeter novas assinaturas através da internet, comprar os artigos em exposição na loja física (livros, peças cerâmicas e bijuteria) e anunciar online. Se o leitor quiser consultar apenas uma edição específica, pode adquiri-la em PDF por 80 cêntimos.
Presente na apresentação do novo site esteve o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, que elogiou o salto qualitativo dado pela Gazeta das Caldas. “Embora eu não dispense a versão em papel, reconheço que hoje é necessário adaptar os conteúdos às novas tecnologias, até porque muitas pessoas já lêem as notícias no telemóvel ou tablet”, disse o autarca.
Em construção há cerca de quatro meses, o novo site deste jornal (gazetadascaldas.pt/) foi programado pela TwistedStudio. Daniel Pereira, responsável da empresa, destacou que “em relação à grande maioria dos jornais regionais, a Gazeta está um passo à frente”. Com mais funcionalidades, a nova página permite explorar novos formatos de notícia, como publicações em vídeo ou fotogalerias, e ainda a partilha automática das notícias para as redes sociais.
Um dos objectivos futuros é introduzir um sistema de leitura, ou seja, um “botão” que acciona uma voz que lê as notícias automaticamente. “Uma funcionalidade que será uma grande mais valia para o segmento sénior”, afirmou Daniel Pereira.
Enquanto no site anterior todos os artigos eram exclusivos a assinantes num período de cinco dias após a publicação da edição, agora existirão notícias acessíveis a todos os leitores online, mantendo-se alguns conteúdos exclusivos a assinantes.