Geoparque lança Prego Dourado PALEO XXI

0
26

Novo programa lançado nas comemorações do Dia da Gastronomia Sustentável, no centro interpretativo

A Adega Cooperativa da Lourinhã, a Adega d’Arrocha, a Adega Cooperativa da Vermelha, a Companhia Agrícola do Sanguinhal, os Consultores Apícolas, a Maria Cachucha, a Mercearia Pena, a Quinta Pedagógica da Caria, a Sidrada e a Thai Union foram distinguidas com o Prego Dourado PALEO XXI, o novo programa do Geoparque Oeste, que foi apresentado no Dia da Gastronomia Sustentável (21 de junho), no Centro Interpretativo do Geoparque Oeste, no Bombarral.
“Este selo visa certificar os produtos/alimentos que não contenham glúten, açúcar, gorduras e sal refinados, que não sejam ultraprocessados e desnecessariamente aditivados, respeitando sempre que possível processos de fabrico artesanais”, esclarecem os responsáveis do Geoparque Oeste.
Neste dia foram também entregues os prémios do concurso de fotografia do Geoparque Oeste, que decorreu entre janeiro e março e que contou com 90 fotografias a concurso.
Patrícia Malhão, com a fotografia “Por antigas passadas”, foi a grande vencedora desta edição do concurso que pretende promover e divulgar o património natural e cultural deste território através da arte da fotografia.
“Retorno – Cabo Carvoeiro”, por Victor Beccari foi a vencedora na categoria de Homem e Atividade Humana, com “Os homens e a pesca”, de Luís Sousa e “O Porto das Barcas”, de Eduardo Magalhães a fecharem o pódio.
“Pedras no meu caminho, criam o meu destino”, de Ricardo Luís, venceu na categoria de Património Natural, à frente de “Flatened waves invasion, Praia Santa Cruz”, de Rui Brites de Sousa e de “Reflexo Profundo”, de Maria Nepomuceno”.
“A Gaivota, as rochas e o mar”, de Fátima Condeço foi a escolhida na categoria de Património Cultural, com a “Nau dos Corvos e as Berlengas”, de André Borges e “Peixe ao Sol”, de Rafaela Vicente a completar o pódio.
O dia de festa contemplou ainda a entrega dos diplomas da quarta edição do curso de Geoguias, realizado em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste e a Intertidal. Foram 17 formandos aprovados nesta edição da formação que é inserida no programa Formação + Próxima do Turismo de Portugal. ■