Documento oficial entregue na Islândia
A Associação Geoparque Oeste (AGEO) participou na semana passada na 17ª Conferência Europeia de Geoparques Mundiais da UNESCO, que se realizou na Islândia, onde recebeu o diploma da chancela que lhe foi atribuído em Março. O momento que fica marcado na história da região ocorreu na sessão de encerramento do evento, que decorreu ao longo de três dias em Reiquianesbaer, a cerca de 70 quilómetros da capital Reiquiavique. Participaram 400 congressistas, em representação de 100 geoparques de 28 países.
Para Miguel Reis Silva, coordenador-executivo do Geoparque Oeste, esta participação foi “um marco importante para o território” – constituído pelos concelhos de Caldas da Rainha, Bombarral, Peniche, Cadaval e Lourinhã e abre-se agora um novo ciclo que é “o da manutenção da chancela”. Por outro lado, destaca também que abre-se “uma oportunidade para divulgarmos o que de melhor se faz neste território único, assim como o seu património natural, as suas gentes e costumes”. Para João Serra, enquanto presidente da AGEO em representação do Município da Lourinhã e que liderou a delegação oestina, “esta chancela não é apenas sinónimo de singularidade e unicidade, mas também sinónimo de responsabilidade, pois haverá um aumento progressivo na procura e visita deste geoparque e temos todos de demonstrar porque somos diferentes, mas também porque temos esta chancela UNESCO”.
Para além dos quadros técnicos da AGEO, entre os quais o diretor científico Nuno Pimentel, integraram a comitiva representantes das autarquias associadas, com exceção do Município de Peniche. Alenquer e Óbidos, com os presidentes de câmara Pedro Folgado e Filipe Daniel, respetivamente, integraram a delegação, na esperança de que em breve os seus concelhos possam também vir a integrar o Geoparque Oeste. A OesteCIM – Comunidade Intermunicipal do Oeste, que desde a primeira hora apoiou este projeto, fez-se representar, para além do Pedro Folgado, em dupla função, pelo secretário executivo Paulo Simões.
Destaque ainda para as sessões temáticas deste Congresso Europeu de Geoparques, em que das 35 intervenções proferidas por oradores dos Geoparques de Portugal, uma dezena pertenceu a representantes da AGEO. Miguel Reis Silva foi responsável por cinco, sobre diferentes temáticas, tendo as restantes sido proferidas por Nuno Pimentel, pelo geólogo d associação Bruno Pereira e pela vereadora torriense Dulcineia Ramos. ■