
“Hora do Silêncio” é uma das novidades e vai criar condições para a visita de pessoas com autismo
O La Vie das Caldas da Rainha continua a desenvolver o seu programa “Go Green”, integrado nas políticas de sustentabilidade social e ambiental, e conta já com 20 parceiros que colaboram com o centro comercial para o tornar mais “amigo” do ambiente e da comunidade.
“Começámos com cinco entidades em 2021, hoje já somos 20 e em 2025 seremos certamente mais”, sublinhou Luís Loureiro, administrador da Wider Property, empresa que tem a gestão do centro comercial, realçando a evolução do projeto para além da sustentabilidade ambiental, com “foco na sustentabilidade humana” e na criação de projetos que “melhorem a qualidade de vida”.
A estratégia do grupo assenta em 10 eixos ESG (que promovem políticas sociais, para o ambiente e de governança), entre os quais se incluem a criação de uma comunidade de parceiros ativos, a economia circular – com projetos como a partilha de livros e caixas para sobras de comida -, a eficiência energética, os contratos verdes com lojistas e iniciativas para promover a diversidade e inclusão. Uma das novidades a apresentar este ano será a “Hora do Silêncio”, em parceria com a T-Terapias, que criará condições para que crianças e adultos com autismo possam visitar o espaço num ambiente mais calmo.
Também o código ColorAdd já está implementado no parque de estacionamento e na sinalética de resíduos. A iniciativa complementa o sistema de cores da sinalética do centro comercial com códigos reconhecidos por pessoas com daltonismo. “Esta parceria mostra que o La Vie se preocupa em minimizar as dificuldades de quem tem daltonismo. É disto que se faz a mudança do mundo”, destacou André Teixeira, da ColorAdd.
Vítor Marques, presidente da Câmara das Caldas da Rainha, enalteceu o papel do centro como dinamizador local. “É importante que parceiros desenvolvam atividades e encontrem aqui um espaço com visibilidade para questões sensíveis como estas. Só multiplicando vontades conseguimos mais resultados”, comentou o autarca, acrescentando que o próprio município tem vindo a alargar os seus parceiros nesta área, o que é um sinal de que a comunidade está a abraçar as causas da sustentabilidade.
Em 2024, além das políticas implementadas no centro comercial ao abrigo da política ESG, o La Vie acolheu exposições temáticas, ações de sensibilização com forças de segurança e entidades ambientais.
Atualmente está a decorrer uma nova campanha solidária que apela à adoção de animais abandonados, que estão nos abrigos da CRAPAA e de Rede Leonardo. Nesta campanha, as primeiras 15 famílias a adotar um animal de estimação através da campanha receberão um gift card Auchan no valor de 50 euros e um vale veterinário no valor de 70 euros.
“Desafiamos todos os nossos parceiros a apresentarem novas propostas. Estamos abertos a mais ideias para tornar este centro cada vez mais sustentável e inclusivo”, concluiu Ana Batista, da Wider Property.