Governante destaca “coragem e ousadia” da associação na construção do Lar de Idosos

0
579
A primeira pedra já foi colocada. A obra deverá estar concluída dentro de 14 meses. | FÁTIMA FERREIRA

Depois de ter estado nas cerimónias do 15 de Maio nas Caldas da Rainha, o ministro Vieira da Silva presidiu durante a tarde à cerimónia de lançamento da primeira pedra do lar de idosos de Alvorninha. O governante enalteceu a coragem de iniciativa da associação para levar por diante a obra e disse que o governo apoiará, depois, na sua manutenção.
Com um custo que ronda 1,15 milhões de euros, este equipamento é da responsabilidade da Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de Alvorninha (ADSFA) com recurso a financiamento bancário e apoio da Junta de freguesia e Câmara das Caldas.

Em Alvorninha, numa cerimónia improvisada no terreno onde já começou a construção do lar de idosos, o ministro Vieira da Silva destacou o trabalho que a ADSFA tem feito na área social e deixou a garantia de que a administração central irá apoiar a manutenção do novo edifício.

“As dificuldades vêm depois na sustentabilidade destes equipamentos e é aí que o apoio público é decisivo”, disse o governante, que espera voltar dentro de 14 meses para ver a obra concluída.
Vieira da Silva lembrou que durante vários anos houve apoios comunitários para a construção de equipamentos sociais que permitiram a criação de uma boa rede a nível nacional. Caldas não foi excepção, com a construção de perto de uma dúzia de novas respostas sociais, “algumas delas de elevadíssima qualidade e significativa dimensão”.
Vieira da Silva disse também que o percurso da ADSFA leva-o a acreditar que o passo que esta associação está a dar “é de coragem e ousadia e tem condições para ser bem sucedido”.
Minutos antes, o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, já tinha informado que o concelho tem uma estrutura de apoio social em todas as antigas 16 freguesias, mas que nem todas possuem a valência de lar. Explicou ainda que este é o primeiro de quatro equipamentos do género que estão previstos construir, nomeadamente no Nadadouro, Salir do Porto e Carvalhal Benfeito.
Normalmente a autarquia comparticipa com 25% do valor da obra, mas desta vez e, pela importância da mesma, irá comparticipar com cerca de 35%, até um montante de 400 mil euros.
Já a Junta de Freguesia irá comparticipar com 15 mil euros este ano e continuar a apoiar nos próximos.
Avelino Custódio, presidente da Junta de Alvorninha, considera que este lar permitirá dar qualidade de vida aos idosos da freguesia. “Trará um estilo de vida saudável pelo sentimento de viver em segurança, rodeado do carinho dos profissionais que aqui vão trabalhar e que têm uma visão social muito apurada”, disse.
Este novo edifício albergará as valências de lar para 34 utentes, apoio domiciliário para 56 pessoas e centro de dia para 10. O presidente da ADSFA, Arcelino Martins, fez um historial do trabalho da associação criada em 1993, inicialmente com o serviço de transportes para suprir as necessidades das pessoas da freguesia nas suas deslocações para as fábricas. Em 1996 foi constituída como IPSS e, três anos depois, arrancou com a valência de apoio ao domicílio. Posteriormente, em 2006, arrancaram com o centro de dia, que actualmente abrange 20 pessoas.