Um homem de 84 anos, de nacionalidade belga, que residia sozinho nos Casais da Ladeira (Olho Marinho), Óbidos, foi encontrado morto em casa no sábado, 17 de Dezembro, pelas 18h45. Os Bombeiros de Óbidos foram alertados pelos vizinhos que deram pela falta do indivíduo.
À chegada ao local, conforme o comandante da corporação de Bombeiros de Óbidos explicou à Gazeta das Caldas, a porta estava entreaberta, tendo o homem sido encontrado no chão da sala. A VMER de Caldas da Rainha e os soldados da paz obidenses, que chegaram praticamente ao mesmo tempo, iniciaram manobras de suporte básico de vida, mas o óbito foi declarado pouco depois.
Artigos contrafeitos apreendidos em Santana
A GNR de Caldas da Rainha identificou 13 indivíduos no mercado de Santana por suspeita de venda de artigos contrafeitos avaliados em 40.500 euros. No total foram apreendidos 1890 artigos e 12 exemplares de animais exóticos, sendo ainda elaborados dois autos de contraordenação por venda de espécies autóctones e um por falta de certificado CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção).A 11 de Dezembro o Núcleo de Protecção Ambiental da GNR de Caldas deteve um homem de 56 anos que capturava aves protegidas em São Gregório. A detenção aconteceu durante uma acção de fiscalização e foram apreendidas cinco aves de espécies protegidas, cinco redes de emalhar, uma transportadora, quatro gaiolas artesanais de palma, dois aparelhos de chamariz e vários utensílios utilizados na captura de aves.
O homem foi detido por danos contra a natureza e constituído arguido, ficando sujeito a termo de identidade e residência. As cinco aves foram devolvidas ao seu habitat.
Detidos por condução com álcool
Esta semana a PSP de Caldas deteve três homens que conduziam sob o efeito de álcool. O primeiro, de 55 anos, conduzia um ligeiro de passageiros na noite de 14 de Dezembro, com uma taxa de álcool no sangue de 1,43 g/l. Os outros dois foram detidos na noite de 18 de Dezembro e ambos conduziam ligeiros de passageiros. O primeiro, pelas 00h02, tinha 31 anos e acusou 1,41 gramas de álcool por litro de sangue. O segundo, de 33 anos, foi detido às 3h55 com 2,15 g/l.
Não foi possível obter mais dados referentes à actividade local da GNR, uma vez que esta entidade deixou de os comunicar.