Homenagem ao dr. Mário Gonçalves

0
364
| Margarida Araújo

No próximo dia 10 de maio, decorrerá uma homenagem ao médico Mário Gonçalves, numa iniciativa de um grupo de cidadãos com o apoio da autarquia. Às 17h30 será inaugurada no Hospital Termal uma sala com o seu nome, pela presidente da Câmara, Vítor Márques. Às 18h00, será apresentado um painel em homenagem ao caldense, feito pelo ceramista Mário Reis, no foyer do CCC.
Pelas 18h15 terá lugar a sessão de homenagem que contará com uma série de comunicações. Com moderação de Paula Carvalho, vão participar Elsa Baião (Unidade Local de Saúde), Agostinho Brandão (Conselho da Cidade), Artur Fernandes (Liga dos Amigos do Museu Malhoa), António Curado (Sub-Região de Saúde do Oeste da Ordem dos Médicos), Lalanda Ribeiro (Assembleia Municipal), Margarida Araújo (Grupo de Amigos do Museu de Cerâmica), Isabel Xavier (Património Histórico), Margarida Brito e Melo (médica especialista em Cirurgia Geral), Mário Fernando Gonçalves (familiar) e Vítor Marques, o presidente da Câmara das Caldas da Rainha.
Às 19h45 atuará o Coral das Caldas, dirigido pelo maestro Joaquim António Silva e, às 20h00, decorrerá no foyer um beberete e a apresentação do Livro de Honra.
O cirurgião caldense Mário Gonçalves faleceu em outubro de 2023. Tinha 92 anos e era uma referência no Hospital Distrital e na sua terra natal. Além de médico ilustre, foi um homem ligado à intervenção cívica e à cultura, tendo sido também deputado municipal em vários mandatos. ■